quinta-feira, 16 de julho de 2015

PINDORAMA EM  FRANCO NOCAUTE    


Pindorama  , o país gigante , em berço esplêndido , literalmente , beija o frio chão do tablado . Um vero fundo do poço  . Degradante e  decadente , chafurdando no lodaçal , delineiam - se carimbadas figuras da política nacional  , uns  legítimos  fichas – sujas  , em conluio com macro- empresários nada éticos , todos descaradamente  verberando catilinárias e brandindo espadas enferrujadas contra o óbvio ululante . Verdadeiros mestres na arte da  dissimulação .
Nesta pantomina desenham – se claramente quatro figuras  arquetípicas : o palhaço , o bufão , o embusteiro e o bobo ( Nisker , W . , 2001 ) .
O  palhaço : Aquele que desnuda nossa condição humana , abrindo nossos olhos para a cruel realidade e nos ensinando a rir , puramente ,  de nós mesmos . Afinal  ,  somos todos aqueles que caem na lábia dos malandros , esquecendo – se de malogros pretéritos e repetindo sempre a mesma tragédia no futuro  .
O embusteiro: É o velhaco  , o libertino , o patife , aquele  que não respeita nenhum código de conduta humana . Uma verdadeira  praga  , um craque na arte do disfarce e do roubo  . Da união dos velhacos políticos e dos empresários -  malas são geradas as grandes cifras  da corrupção .
O bufão  : Na corte representa o bobo da rainha  , o bajulador , o  fuxiqueiro e o  reles  puxa – saco . Aquele que nada  constrói .  Sabe ele  que a qualquer momento pode ser enxotado com um chute  contundente no  traseiro .  Representa a mais triste figura de todas e a mais  digna de pena  .
O  bobo : Representa um tipo fora da realidade , um simplório caipira ou um excêntrico sábio . A inocência é a marca principal deste  pobre personagem . Vivem de benesses do governo e a todo movimento estranho visualizam um  pérfido  golpe .  Fazem um grande mal à democracia.
No atual momento constrangedor de  Pindorama ,  um jovem e corajoso magistrado , com a fiel colaboração da aguerrida Polícia Federal , tenta a todo custo por fim a uma sangria desatada numa das maiores empresas do mundo  com sede neste pedaço de chão . O mais patético de  tudo , são as figuras envolvidas na brutal corrupção , todas atreladas a alta esfera do poder político e econômico  da nação . Uma  lástima ! . Apenas a  justiça que é cega , mas enxerga quando quer , pode dar uma resposta que todos os cidadãos de bem , de Pindorama , ansiosamente aguardam  . É a verdade ou o caos  , o que nos aguarda   !  .




Nenhum comentário:

Postar um comentário