segunda-feira, 20 de julho de 2015


BRACUVEAR   -   UM SONHO OU UM PESADELO
Perdido e girando no pequeno bólido  azul   dito Terra , medrou um imaginário aglomerado de gente , numa extensão continental de chão e que outrora fora habitado por ferozes tribos indígenas . Em meio a avanços e retrocessos  ,  hoje no ano da graça de 200.015 , encontramos um tosco grupo de moradores , frutos do caldeamento de índios , degredados europeus e aborígines africanos .
Situa – se o país em pauta , ao sul do equador , onde não existe pecado . Sua denominação  :  Bracuvear  . Nome estranho , há que se convir . O distinto concidadão e leitor , enganou – se , redondamente , ao pensar  que tal palavra resulta da junção de Brasil , Cuba , Venezuela e Argentina . Bracuvear foi extraído do linguajar populacho e significa furdunço ou Casa de Mãe Joana .  O  vigente regime desta nação imaginária , evidencia um forte apelo autocrático . No seu brasão distinguem – se , claramente , uma foice , um martelo e uma estrela rubra fragmentada . Cruz , credo ! .
Das três instituições basilares que representam o povo de Bracuvear , duas delas mostram – se atoladas até o pescoço num lodaçal de desmedida corrupção . A atual mandatária do país ora descrito  ,  muito viaja e pouco fala , contudo , segue fielmente a cartilha escrita por caciques pouco letrados e de comportamentos nada éticos , daqui e de alhures .
A classe política é  prenhe de figuras exóticas , egoístas , com riqueza espúria , comunistas de araque , pregadores fajutas de falsas igrejas que pululam feito uma praga  e empresários malas – sem – alça . E o  povo ? : uma gente famélica , pouco alfabetizada , letárgica , dócil , presa fácil de melosos malandros engravatados , seguindo cabisbaixas e tristes feito bovinos rumo ao inevitável matadouro .
Relatos da gandaia dão conta de que os “ pobres “ políticos de Bracuvear vivem um incômodo pesadelo  , onde visualizam  o funesto retorno de fuzilamentos , enforcamentos ,  e dos corretivos cadeiras – do – dragão e dos  “ paus – de – araras . Pelo andar da  carruagem , a cobra vai fumar ! .
Por aqui  fico , filando um baseado maneiro , com o ouvido no chão , caçando o longínquo troar dos canhões anunciando a chegada da Batalha do Armagedom.  Acorda e vai  à  luta , Bracuvear , que ainda a esperança não finou ! .
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário