quarta-feira, 8 de julho de 2015

MIGUEL SERVETUS  , UM MARTIR DA MEDICINA

Miguel Servetus ( 1511 – 1553 ) : médico , teólogo , filósofo ,geógrafo ,astrônomo e astrólogo , nasceu em Villanueva de Sigena – Huesca , no norte da Espanha e foi queimado vivo em 1553, em Genebra , vítima da intolerância e do fanatismo religioso sob as ordens de Jean Calvino ( 1509 – 1564 ) . Este mandou para a fogueira cerca de 500 pessoas  , igualando – se em crueldade a torpe figura do dominicano Tomás de Torquemada ( 1420 – 1498 ) , inquisidor – mor da Inquisição Católica .
Cumpre salientar que Miguel Servetus representa o único dissidente religioso que foi queimado   duplamente , vivo ,  pelos protestantes e em boneco ,  pelos católicos . Um pouco depois   , teria a mesma sina , Giordano Bruno ( 1550 – 1600 ) , filósofo italiano que combateu a escolástica e o aristotelismo .
De origem nobre  , Servetus era filho de Antón Servetus Meler e de Catalina Conesa . Educado inicialmente em Sigena , posteriormente se formaria no Castelo de Montearagón de Huesca , onde ampliaria seus conhecimentos em línguas clássicas ( latim , grego e hebreu ) , história , geografia , matemática e religião . Toulouse  , Paris e Lyon foram outros pontos de referência para seus estudos ao longo de sua curta vida . Estudou leis na França e na Suíça e  , depois medicina em Paris .
Espírito irrequieto  , combativo , devotado a questões transcendentais de natureza religiosa e filosófica , viveu em meio a querelas advindas da Reforma liderada por Martinho Lutero e Jean Calvino .
Durante sua curta jornada terreal  , Miguel Servetus dedicou- se à exegese da Bíblia e pregava a volta de um cristianismo “ puro “ , tal como fora ensinado por Jesus Cristo . Um dos dogmas da Igreja por ele contestado  , e que o fez cair em desgraça , foi a da Santíssima Trindade . As suas ideias conseguiram desagradar tanto a católicos como a  protestantes .
O interesse de Servetus pela circulação pulmonar tem como provável motivo algumas passagens da Bíblia  : “  A alma da carne é o sangue “ ( Lev. 17.11 ) . No Livro dos Salmos ( 104 .29 ) , por sua vez , a importância da respiração para a manutenção da vida é ressaltada nas seguintes palavras : “ Se lhes tira a respiração , morrem , e voltam para o seu pó “  . Estas passagens bíblicas induziram Servetus estudar a circulação pulmonar, onde o sangue e o ar se misturam .  No seu entender  , o conhecimento da dita circulação conduziria a uma melhor compreensão da natureza da alma humana .
A sua descoberta da circulação pulmonar foi divulgada em um livro intitulado Christianismi Restitutio , que foi considerado herético , seguindo – se seu confisco e incineração . Salvaram – se , milagrosamente , apenas 3 exemplares , um dos quais se encontra em Paris , outro em Viena e outro em Edimburgo . Sabe – se que em locais onde livros são levados à  fogueira , seus autores terminam tendo o mesmo doloroso destino .
Servetus , com seu mestre , o frade e sábio espanhol Juan de Quintana , assistiu a coroação do Imperador Carlos V , quando se mostrou perplexo com a ostentação da corte papal . A partir de então  , sustentou diversas polêmicas sobre teologia com os dirigentes da Reforma em Lyon , em Genebra , em Basiléia e em Estraburgo .
Acusado de heresia  , Servetus foi preso e julgado em Lyon , na França . Conseguiu evadir – se da prisão e quando se dirigia para a Itália  , através da Suíça  , foi novamente preso em Genebra . Julgado e condenado a morrer na  fogueira , por decisão de um tribunal eclesiástico sob direção de Jean Calvino . A sentença foi cumprida em Champel , nas proximidades de Genebra , no dia 27 de outubro de 1553 . Colocaram  em sua cabeça uma coroa de juncos embebida em enxofre e queimaram – no vivo em fogo lento com requintes de crueldade e sadismo ( Rezende , J.M.) . Em pleno século XXI ainda se assiste a hediondos crimes motivados por “ delitos de opiniões “ na área de crenças religiosas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário