sexta-feira, 10 de julho de 2015


ANDREAS  VESALIUS  OU VESÁLIO  , FUNDADOR DA ANATOMIA MODERNA



Andreas Vesalius ( 1514 – 1564 ) , nasceu em Bruxelas , em 31 de dezembro de 1514 e morreu perto da ilha de Zante , na Grécia Ocidental . Sua mãe , Isabella Crabbe , era inglesa , e, seu pai , Andreas , boticário da corte do imperador habsburgo Carlos V . Vesalius descendia de uma grande linhagem de médicos originária de Wessel , daí a origem do sobrenome . Os Vesálio eram prósperos e possuíam uma invejável biblioteca , onde Andreas sorveu largos ensinamentos . Estudou medicina em Louvain ( Bélgica ) , em Paris e graduou – se em Pádua em 1537 , centros conservadores e impregnados com ensinamentos de Galeno ( 120 – 200 ) . Foi aluno de Johann Guinther de Andermach ( tradutor  da obra anatômica de Galeno ) e de Jacobus Sylvius ( inicialmente seu mestre e posteriormente , ferrenho oponente ) .
Vesálio desdenha de modo cruel a maneira de se ensinar anatomia então vigente nas universidades  : “ Esse deplorável desmembramento da arte de curar introduziu em nossas escolas o detestável procedimento , agora em moda , de que um homem deve se encarregar da dissecção do corpo humano e um outro de descrever suas partes . Os palestrantes ficam empoleirados no topo do púlpito como gralhas e grasnam arrogantemente sobre coisas que jamais experimentaram  ,  mas que decoraram dos livros dos outros , ou que , está descrito diante de seus olhos .( ... ) . Assim , tudo é ensinado erradamente , perdem – se dias em questões absurdas e , na confusão , oferece- se menos ao expectador do que um açougueiro em sua banca poderia ensinar a um médico “ .
Na Itália , Vesálio ensinou anatomia nas universidades de Pavia , Bolonha e Pisa . Indignado com as dissecções relaxadas e brutais realizadas por assistentes , introduziu novamente o importante e esquecido hábito de Mondino de Luzzi de realizar pessoalmente as demonstrações anatômicas . Conseguiu fazer sensação com algo tão prosaico quanto demonstrar o número igual de costelas no homem e na mulher .  O Gênese relatava que Eva nasceu de uma costela de Adão , dai o homem ter uma costela a menos que a mulher .
Em 1538 , Vesálio publicou o Tabula anatomicae sex ( Seis Lâminas Anatômicas ) com desenhos de Jan Stefan van Calcar . Em 1543 , aos 28 anos de idade , - semanas depois da publicação de “ De revolutionibus “ de Nicolau Copérnico – apareceu com a obra – prima “ De humani corporis fabrica libri septem ( Sete Livros sobre a Estrutura do Corpo Humano ) .
Ricamente impresso por Johannes Oporinus da Basileía , o livro representa um casamento da descrição objetiva com o novo realismo na arte , característico do final da Renascimento . A obra extensa de 690 páginas e 323  ilustrações  , escrita em latim , num estilo vivo e imperativo , provoca grande impacto . Afora o confronto com Galeno , Vesálio também bateu de frente com a autoridade quase infalível de Aristóteles : discordava que o coração fosse a sede da vida , da mente e das emoções . Atribuía essas funções ao sistema nervoso e , desde então , deu – se a discussão por encerrada . Vejamos  , com piedade , a imprecação de um “ cão raivoso “ , ninguém menos que seu outrora professor Jabobus Sylvius , contra a figura do anatomista flamengo : “ Imploro a Sua Majestade imperial que puna severamente , como ele merece , esse monstro nascido e criado em sua própria casa , o pior exemplo da ignorância , ingratidão , arrogância e impiedade , que o suprima de tal modo que ele não possa envenenar o resto da Europa com sua respiração pestilenta . ( ... ) . Se esta hidra empinar uma nova  cabeça , destrua – a imediatamente ; arranque e esmague esta quimera de tamanho monstruoso , essa grosseira e embaralhada mistura de imundície e podridão , esse trabalho completamente indigno de nossa leitura atenta , e o entregue a Vulcano “ .
Sabe- se que Vesálio parou seus trabalhos de pesquisa após a publicação do livro “ fabrica “  , por conta dos inúmeros ataques injustamente sofridos . Também pudera ! . Mas sua reputação crescera o suficiente para lhe valer o cargo de médico da corte de Carlos V e do filho deste último , o rei espanhol Felipe II .
Vesálio fez uma peregrinação , não se sabe a troco de que  , a Chipre e Jerusalém . Conta – se que , na viagem de volta , Vesálio adoeceu ( provável febre tifoide ) e morreu próximo a ilha de Zante , perto do Peloponeso . Consta que suas últimas palavras , banhadas em humildade , foram : “ Posso não ter feito nada mais digno de mérito do que dar nova descrição de todo o corpo humano , do qual ninguém compreendia a anatomia “ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário