segunda-feira, 20 de julho de 2015


ALEIJADINHO  ,  UM GÊNIO BARROCO
Antônio Francisco Lisboa  , o Aleijadinho , veio ao mundo , provavelmente , em 1730 , em Vila Rica , no estado de Minas Gerais . Filho de Manuel Francisco Lisboa ( português , mestre – de – obras e , posteriormente , arquiteto ) e Isabel , uma das escravas de Manuel Francisco . Por ocasião do batizado de Antônio  Francisco , este e sua genitora , foram alforriados por Manuel  Francisco .
Vila Rica e arredores  , viviam uma época de prosperidade , por conta da corrida do ouro , onde  os novos – ricos mineradores ofereciam a seus santos prediletos “ quintos “ do ouro , sempre que eram felizes em sua caça ao cobiçado  metal .  Havia também doação de terrenos que contribuíam para o fausto da Igreja de  então . O trabalho era farto para  arquitetos , escultores , carpinteiros e mestres – de- obras . Cercavam nas artes  , harmoniosamente , ao pequeno Antônio , seu pai , Manuel ( arquiteto ) , seu tio , Antônio Francisco Pombal ( entalhador ) e Francisco Xavier de Brito ( escultor português ) .  Um meio – irmão de Antônio Francisco  , filho de Manuel Francisco Lisboa  e de Antônia de São Pedro , de nome Félix Antônio de Sousa , tornou- se padre da Igreja Católica , e colaborou efetivamente com os trabalhos artísticos de Antônio Francisco .
Antônio Francisco Lisboa espalhou verdadeiras relíquias com seu trabalho manual nas cidades mineiras de Ouro  Preto , Sabará , Tiradentes , São João del – Rei , Caeté  e Mariana .
Em Ouro Preto  , Antônio Francisco esculpe sua obra- prima na igreja de São Francisco de Assis, um símbolo maior da arquitetura religiosa de Minas Gerais .
Por volta de 1776 ou  1777 ,  um solteiro Antônio Francisco  , teve um filho com Narcisa Rodrigues da Conceição ( crioula forra ) , que recebeu o nome do avô paterno .
Por esta época  ,  Antônio Francisco passa a apresentar sinais de uma grave doença degenerativa  deformante , que trouxe a perda de todos os dedos dos pés e da maioria dos dedos das mãos  do artista . A partir de  então , dores atrozes acompanhariam o inditoso trabalhador das artes plásticas  por toda a vida . Logo surgiu o epíteto de  Aleijadinho . O grande bardo pernambucano Manuel Bandeira comenta que “ o diminutivo de Aleijadinho é significativo de pura meiguice e compaixão brasileira .... Nem no físico , nem no moral e nem na arte , nenhum vestígio de tibieza sentimental , e ,sim , um arquiteto e escultor de uma saúde , robustez e dignidade a que não atingiu nenhum outro artista plástico entre nós “ .
Aleijadinho tornou – se por conta da doença  ,  um ser solitário , saindo às ruas em horários de pouco movimento ,  carregado  por escravos e coberto com pesadas  e dissimuladoras roupas . Os  materiais de trabalho eram amarrados em seus membros  superiores , a fim de poder desenvolver suas obras artísticas  .
A doença de Aleijadinho permanece até nos dias de hoje   , um verdadeiro mistério . Dentre as hipóteses mais prováveis  sobressaem as seguintes morbidades : hanseníase , sífilis , porfiria cutânea tarda  , tromboangeíte obliterante e esclerose sistêmica . Pelo visto  a dúvida persistirá     por todo o sempre   .
Apesar de  seu atroz  sofrimento ,  o gênio barroco mineiro mantinha uma alma de alegre  criança . Conta – se que um ajudante- de – ordens  do governador Bernardo José de Lourena , de nome José Ramão , tratara de forma descortês o infeliz Aleijadinho , por conta de sua feiura  . Uma  encomenda  de São Jorge , solicitada pelo governador mineiro saíra  em forma de uma estátua de tamanho real com as feições de José Ramão .  Surge  , então a seguinte quadra  galhofeira : “ O São Jorge que ali vai / com ares de santarrão / não é São Jorge nem nada / é o coronel Zé Ramão “ .
Considera – se a expressão maior do gênio barroco Aleijadinho a igreja de São Francisco de Assis em Vila  Rica .   Outros elegem  as seis capelas dos Passos com as figuras dos Passos do Horto , Paixão , Coroação , Ceia , Açoites , Cruz – às – Costas e Crucificação em Bom Jesus de Matosinhos .
Cabe  também citar as 12 imagens de tamanho natural esculpidas em pedra – sabão , todas com expressão de prodigiosa espontaneidade ,  dos profetas : Isaías , Jeremias , Baruque , Ezequiel , Daniel , Oséias , Jonas , Joel , Abdias , Habacuque , Amós e Naum .
A partir de 1810  , o Aleijadinho perde por completo sua capacidade laboral  ,e recolhe –se a casa de sua nora Joana , onde vem a falecer em 18 de novembro de 1814 na cidade de Ouro Preto , no estado de  Minas Gerais . Não consta nenhum atestado de óbito passado por  médico , na ocasião .    O genial e infortunado  artista era um ser  ,  hemiplégico , cego e na absoluta miséria . Teve fim um doloroso calvário .



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