sexta-feira, 10 de agosto de 2018



Um Tiquinho de Sonhos
Antes dos seres humanos surgiram a Terra e o Universo. Paremos por aí, para não cairmos no fenômeno da regressão infinita. Assistimos, todos os dias , o nascer miraculoso de nossos irmãos da Natureza: plantas, animais e pedras. O Ser é mistério; o Universo é mistério!.
Nós, humanos somos poeira das estrelas.
A sábia visão de Blaise Pascal ( 1623 - 1662 ) nos comove :
" Quando considero a pequena duração de minha vida observada na eternidade precedente e seguinte , o pequeno espaço que ocupo ou mesmo que vejo, abismado na infinita imensidão dos espaços que ignoro e que me ignoram , assusto-me e me espanto de me ver aqui e não lá, por que agora e não então. Quem me pôs aqui ? Por ordem e conduta de quem este lugar e este tempo me foram destinados ?".
Como defendem os estóicos, que tal vivermos o presente, já que nada podemos com o passado e o futuro? Esta é a própria essência da vida, o Carpe Diem!
Viver , amar , mudar, interagir. A vida não é um destino , mas uma aventura. Uma aventura ousada , ou nada !
" Nascer é a primeira chance; não desperdiçar essa chance, o primeiro dever " ( A. Comte - Sponville).
E sorver , enfim, as diversas formas de Amor :
Éros - a falta, a paixão amorosa , o amor que toma ;
Philía - a amizade , o amor que se regozija e compartilha ; 
Agápe - a caridade , o amor que dá e que perdoa , que acolhe ou recolhe .
Simples , assim , não?
" No quintal por trás de casa/tem um pé de sonho/ que não para de florar/florar a noite inteira/cada sonho seu/me faz sorrir e até cantar/Rua do Ouro/ uma rua Senhora/nada adorada/não é uma rua/é uma estrada/cheia de casa do lado/deixa eu falar desta rua/que ninguém pode entender/deixa eu dizer que ela é cheia/de ouro , mas ninguém vê/Maria , Mariazinha, que outro dia se foi/saiu cantando na estrada/ voltou chorando depois/hoje ela canta sozinha/chamando pelo luar/hoje ela chora baixinho/que é pra ninguém escutar/que olhar escondes o viço/dos teus olhos já sem cor/também só tenho dois braços/posso colher uma flor/posso plantar uma rua/na estrada que vês agora/posso seguir pela estrada/quando for chegada a hora " .
Letra de Pé de Sonhos , composição de Petrucio Maia e Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário