quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Cavalos do Cão /Carrossel do Destino


"Corriam os anos trinta/no Nordeste brasileiro/algumas sociedades lutavam pelo dinheiro/que vendiam pelas terras/coronéis em pés-de- guerra/beatos e cangaceiros/e correr da volante/no meio da noite, no meio da caatinga/que quer me pegar/na memória da vingança/um desejo de menino/um cavaleiro do diabo/corre atrás do seu destino/condenado em sua terra/coronéis em pés-de-guerra/beatos e cangaceiros/ e correr da volante/no meio da noite, no meio da caatinga/que quer me pegar "

Cavalos do Cão, composição do poeta , cantor e místico Zé Ramalho.

Cavalos do Cão, de Zé Ramalho, desnuda a situação do Nordeste brasileiro dos anos 30 , dominado a ferro e fogo por coronéis de trabuco e cangaceiros . Até os dias hodiernos, rincões perdidos na região das caatingas, lobos em pele de cordeiro, aferram-se ao poder monocrático e cruel desprezando o carrossel do destino em seu perpétuo MUDAR:

"Deixo os versos que escrevi /as cantigas que cantei/cinco ou seis coisas que eu sei/e um milhão que eu esqueci/deixo este mundo daqui/selva com lei de cassino/vou renascer num menino/num país além do mar/licença, que eu vou rodar/no carrossel do destino/enquanto eu puder viver/tudo que o coração sente/o tempo estará presente/passando sem resistir/na hora que eu for partir/para as nuvens do divino/que a viola seja o sino/ tocando pra me guiar/licença, que eu vou rodar/no carrossel do destino/romances e epopéias/me pedindo pra brotar/e eu tangendo devagar /a boiada das idéias/sempre em busca das colmeias/ onde brota o mel mais fino/ e só um verso, pequenino/mas que mereça ficar/licença, que eu vou rodar/no carrossel do destino "

Carrossel do Destino , composição de Antônio Nóbrega e Bráulio Tavares.
:

Nenhum comentário:

Postar um comentário