quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Planeta Água

Símbolo ancestral de pureza , fertilidade e fonte de vida , a água surgente da Mãe-Terra ,como água da fonte , ou dos deuses do céu, como chuva ou orvalho é reverenciada desde os primórdios da humanidade em rituais de purificação , lavando os pecados , apagando o passado nebuloso e dando nascimento a uma nova vida.

A água escura , insondável, representa em psicologia , o inconsciente. Assim , Johann Wolfgang von Goethe ( 1749 - 1832 ) propaga : alma do homem , como te assemelhas à água .

A água pode tornar-se metáfora de nutrição espiritual e salvação: "O que beber da água que eu lhe hei de dar , nunca jamais terá sede " .
Evangelho de São João ( 4 : 13 ).

"Água que nasce na fonte serena do mundo/e que abre um profundo grotão/água que faz inocente riacho/e deságua na corrente do ribeirão/águas escuras dos rios/que levam a fertilidade ao sertão/águas que banham aldeias/e matam a sede da população/águas que caem das pedras/no véu das cascatas , ronco de trovão/e depois dormem tranquilas/no leito dos lagos/água dos igarapés/onde Iara , a mãe d'água/é misteriosa canção/água que o sol evapora/pro céu vai embora/virar nuvens de algodão/gotas de água da chuva/alegre arco - íris sobre a plantação/gotas de água da chuva/tão tristes , são lágrimas na inundação/águas que movem moinhos/são as mesmas águas que encharcam o chão/e sempre voltam humildes/pro fundo da terra/ Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Planeta Água, composição de Guilherme Arantes , paulista nascido em 1953.

Nenhum comentário:

Postar um comentário