segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Sobre o Tempo
Caminhando a esmo, seguiam dois provectos senhores, com algodões e fios de prata do luar a lhes tingir os ralos cabelos : eram "o tempo" e eu , amparados um no outro , nas semoventes areias praianas do Porto das Dunas , aí pela boca da noite.
Há tempos , queria eu , uma conversa sóbria com aquele inacessível senhor , mas ele sempre a me fugir por entre os dedos , desaparecia na roda - viva do mundo. Acreditava eu , equivocadamente , que para sempre seria uma criança a empinar papagaios ou um playboy, montado numa lambreta a desfilar picardia diante da Escola Normal e adjacências. "O tempo" fazia ouvidos de mercador aos meus devaneios , e daí me socorri de Quintana e Drummond, para discorrerem sobre o tempo naquele mágico momento sob o olhar cativo da lua.
Quintana :
"A vida é o dever que trouxemos para fazer em casa/quando se vê /já são seis horas/quando se vê, já é sexta - feira/quando se vê, já é natal/quando se vê, já terminou o ano/quando se vê/já perdemos o amor de nossa vida/quando se vê , se passaram 50 anos/agora é tarde demais para ser reprovado/se me fosse dado um dia ,outra oportunidade , eu nem olhava o relógio/seguiria em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas/seguiria o amor que está à minha frente/ e diria que eu o amo/ e tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido a falta de tempo/não deixe de ter pessoas a seu lado por puro medo de ser feliz/a única falta que terá, será a desse tempo que , infelizmente nunca mais voltará ".
Drummond :
"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias/a que se deu o nome de ano/foi um indivíduo genial/industrializou a esperança/fazendo - a funcionar no limite da exaustão/doze meses dão para qualquer ser humano se cansar/e entregar os pontos/aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez/com outro número e outra vontade de acreditar/que daqui para adiante vai ser diferente/para você desejo o sonho realizado/o amor esperado/a esperança renovada/pra você desejo todas as cores desta vida/todas as alegrias que puder sorrir/todas as músicas que puder emocionar/para você neste ano novo/desejo que os amigos sejam mais cúmplices /que sua família esteja mais unida/que sua vida seja mais bem vivida/gostaria de lhe desejar tantas coisas/mas nada seria suficiente/então, desejo apenas que você tenha muitos desejos/ desejos grandes e que eles possam se mover a cada minuto, rumo a sua felicidade! "

Por um segundo fechei os olhos ao piscar das " Três Marias " , lá no breu do céu. Foi a conta . Todos fugiram : "o tempo " , Quintana e Drummond, passando- me um belo quinau. Sozinho , fiquei a cavaquear com o frio vento da noite a solfejar rimas de amor em meus moucos ouvidos.
Ponto final !

Nenhum comentário:

Postar um comentário