quarta-feira, 14 de junho de 2017

UMA FÁBULA SOBRE CORVOS E UM BRUCUTU


Um colegiado de corvos foi instalado com fins de julgar um parvo brucutu por supostos distúrbios de comportamento, não condizentes com as leis de um certo burgo perdido nos confins do mundo. A despeito de um rosário de provas contra o tal brucutu, comprometedores à beça, o veredito foi dado a favor do brucutu, inocentado, assim, por excesso de provas. Ridículo!

Opa! Os termos “à beça”, “ à bessa”, “ Abessa”, são citados de diversas maneiras por vários filólogos. O cearense e acadêmico Raimundo Magalhães Junior (1907- 1981) no Dicionário de Provérbios, Locuções, Curiosidades Verbais, Frases Feitas, Etimologias Pitorescas e Citações (1974), nas páginas 10 e 11 explica desse modo:

“À bessa” representa o mesmo que abundantemente, com fartura, de maneira copiosa. A origem do dito é atribuída às qualidades de argumentador do jurista alagoano Gumercindo Bessa (1859- 1913), advogado dos acreanos que não queriam que o território do Acre fosse incorporado ao Estado do Amazonas... Gumercindo apresentara argumentos tão esmagadores e tão numerosos, que logo se tornou figura respeitada nos meios forenses. Conta-se que certa vez um cidadão procurou o Presidente Rodrigues Alves para pleitear determinados favores e com a tal eloquência expôs suas ideias que o ilustre estadista teria observado: - O senhor tem argumento à Bessa... Com o tempo a maiúscula de Bessa desapareceu”

O certo é que o resultado do julgamento do brucutu em pauta, trouxe um mundo de incertezas e quase” ninguém entendeu patavina”

Opa! De onde vem a palavra “patavina”? Segundo Deonísio Silva em seu livro “ A Vida íntima das Frases “ na página 151, patavina origina-se de Padova nome dado àqueles nascidos em Pádua, em latim, pataviua, logo transformado em patavina que significa não entender nada.
No final, o tal imbróglio deste inusitado julgamento pode terminar como” um tiro que saiu pela culatra”

Opa! Culatra vem de parte posterior da arma (cullata): um tiro para trás, ou contra a própria pessoa, ou seja, no próprio brucutu da história.

As coisas andam feias nestas ignotas terras e povo precisa entender “ tintim por tintim” o que está a ocorrer.

Opa! Tintim significa o tilintar de moedas. Tintim por tintim: explicar detalhadamente. Na fábula acima descrita, o som característico de moedas se chocando foi algo medonho.

“ Causa finita est”

Nenhum comentário:

Postar um comentário