terça-feira, 10 de abril de 2018

Seitas e Heresias
Para o Dr. Estêvão Zizzi

Seita, do latim "sequi" : seguir um mestre. Pode também significar "secare" : cortar, rejeitar. A falta de respostas a questões essenciais da vida estimula a proliferação de seitas : qual a finalidade da vida ? , o bem e mal , a morte , o sacrifício.
Normalmente se forma uma comunidade fechada, radical, onde "a verdade" não passa de uma mentira ( heresia ). Heresiarca é o fundador da seita herética.
No final do século passado, várias seitas se espalharam pelo mundo , deixando um rastro de inocentes mortos pelo caminho.
Em 1978 , o missionário americano Jim Jones foi responsável pela morte de cerca de 900 pessoas , através de envenenamento.
Em 1993, o líder religioso David Koresh matou 80 pessoas, incluindo 18 crianças.
Em 1997, a seita Portão do Céu levou 40 pessoas ao sacrifício.
No vasto território brasileiro registram - se várias seitas de fanáticos. No perfil dos seguidores destacam-se: pessoas desiludidas, intelectualmente confusas, emocionalmente carentes e sem objetivos na vida.
No fim , quase sempre a farsa termina em tragédia :
"Saí do bar no rumo de Copacabana/em pleno Campo de Santana recebi um santo /quem me viu disse que foi um espanto /que eu falei coisas meio um tanto ou quanto, sei lá /dizem que eu falava discursando / com um sotaque de baiano intelectual / e de repente, sem ter dó nem piedade /eu entrei na Faculdade de Direito Nacional/data vênia, homo sapiens! In vino veritas, liberta qua sera tamen! Dura lex sed lex! Ad libitum per capita, habeas corpus, pro labore /na faculdade escrevi regras e tratados /dei lição pro doutorado com muita ciência /só me chamavam de Vossa Excelência /me convidaram pra livre docência , pois é /discursei três horas sem pausa /fui doutor honoris causa e quase fui reitor /porém no meio desta história gloriosa /o caboclo de Rui Barbosa de mim desincorporou /memento homo, quia pulvis es et pulverem reverteris! Curriculum vitae, delirium tremens! Consumatun est , persona non grata!/eu já era um mestre consagrado /fui então chamado de Doutor Bebum /de catedrático, eu passei a lunático / um caso psiquiátrico, um alcoolatra comum/tudo isso culpa de um traçado /também fui misturar conhaque com rum /agora , quando eu passo, levo vaia /Águia de Haia, Rui Barbosa, um-sete-um !"
Música Águia de Haia, da autoria de Nei Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário