segunda-feira, 2 de abril de 2018

O Ceará na Berlinda, segundo Pinocchio


Domingo a loira desposada do sol abriu um largo sorriso, meio desdentado, mostrando álacres trabalhadores vestindo verde -amarelo, carregando cestos de flores a colorir ruas e praças com Abraços, Sorrisos e Sonhos.
Os transportes públicos circulam com bandeirolas brancas presas às janelas e livres da cobrança de bilhetes. Presídios franquearam as portas deixando livremente passar pacatas "ovelhas sem partidos " a pisarem num tapete de paz misturando - se aos milhares de transeuntes numa gozosa e infantil alegria. Enfim, uma contagiante orgia cívica.
Os respeitáveis homens de farda e coturnos, protetores de todas as gentes, com sorrisos nos lábios, distribuem rosas e soltam barulhentos pombinhos rumo ao azul do infinito.
Nos hospitais públicos, as equipes de saúde, todas admitidas por rigoroso concurso, laboram livres de assédio de qualquer natureza.
Os políticos tupiniquins, outrora coronéis de trabuco, alguns que adoravam Marx, agora trajando imaculadas longas vestes brancas, cobrindo os maltratados pés sujos de lama, abrigam angélicas asinhas. Abraçados com liras entoam madrigais:
"Pela estrada a fora eu vou bem sozinha /levar esses doces para a vovozinha /ela mora longe e o caminho é deserto/e o lobo mau passeia aqui por perto/mas à tardinha, ao sol poente/junto à mamaezinha dormirei contente"
"Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau/eu pego as criancinhas pra fazer mingau /hoje estou contente, vai haver festança /tenho um bom petisco para encher a minha pança "
"Nós somos os caçadores e nada nos amedronta /damos mil tiros por dia/ matamos feras sem conta/o lobo mau já morreu /agora estamos em festa/podemos brincar com as crianças /e passear na floresta" ( Composição infantil de autoria de João de Barro )
Viva o dia primeiro de abril aí, gente!
E saiam dessa incomoda inércia, honrados patrícios!
Acorda Ceará, senão o bicho pega !

Nenhum comentário:

Postar um comentário