segunda-feira, 23 de abril de 2018

NO CEARÁ É ASSIM


Para o Dr. João Brito



A história do Ceará é um poema de dores, porque a vida dos cearenses é um martírio de três séculos. Martírio imenso que se adensa na assombrosa desgraça dos tempos calamitosos, e se condensa na superlativa intensidade dos maiores sofrimentos físicos e morais.
Mas depois do poema de amor, vem a dor, vem o poema da glória, depois das angústias do sofrimento, a epopéia da liberdade, depois da palavra do martírio, a consagração do heroísmo.

A glória do povo cearense é cair como mártir e levantar-se como herói.
Somos um pugilo de gigantes num imenso País de Bravos, proclamando aos quatro ventos o brado triunfal dos heróis:

-"Sou pobre , mas só quero luz; sou pequeno, mas só fito as alturas; nasci para a luta, mas vivo para a glória - a imortalidade é minha."
Na constelação fulgurante dos Estados Unidos do Brasil podem existir, e existem realmente, Estados mais poderosos, mais opulentos, de tradições mais pomposas, de vida mais brilhante e de história mais vezes secular. 


Nenhum, porém, conheço eu , mais fidalgo , nem mais heróico, de tradições mais comoventes, de vida mais intensa nem de histórias gloriosas, que o nosso querido Ceará:
Padre Valdevino Nogueira .

Desata-te das amarras que , atualmente , te prendem , meu querido torrão, os teus filhos de verdade te clamam !

Nascer no Ceará é uma predestinação:

É o sofrimento que faz do cearense um herói. Fugindo à terra-mãe, que torna madrasta, e do céu cativo , que torna de bronze, aonde chega e se instala, se impõe e vence, em qualquer mister em que empregue a sua atividade.
Nascer no Ceará é uma predestinação. Pela fé, de joelhos, vive o cearense, de pé, pelo heroísmo, enfrenta o destino:
Monsenhor Quinderé.

Padre Valdevino Nogueira e Monsenhor Quinderé, dois grandes filhos do Ceará, estão presentes no livro "O Ceará é Assim" da autoria de Filgueira Lima (1915-1994) , um grande educador cearense (1976).
— em  Porto Das Dunas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário