quinta-feira, 11 de maio de 2017

URUBUS, DE JOÃO OTÁVIO LOBO



“ Não sei se todos, em criança, tivemos esta casta volúpia: olhar urubus voando...Naqueles tempos, quando a sombra da velha casa do “ Canto Alegre” crescia na calçada da frente, eu me estirava em um couro de ovelha, e pascia a vista no côncavo do azul. Mas longe, bem no alto, onde a distância vai matando o agudo dos contornos, passa sereno um camiranga (urubu).

 Fisgo- lhe os olhos, dando linha no infinito, qual fora um encantado papagaio de papel. E a nódoa vai minguando até um pingo de ponto, enterrando- se no céu, como alfinete em almofada de veludo. Outros surgem, peneirando no ar, gizando curvas morosas, virguladas de reentrâncias e pontuadas de indecisões, até que rumam o horizonte sem fim. Vezes há, tolda o levante um entrecruzar de asas delgadas como lâminas sarjando o espaço.

 Por vezes, no equilíbrio do voo, retraem de momento os encontros, em um espreguiçar de cansaço. De raro, da altura, em arremesso de flecha, asas fechadas, dispara um tinga (urubu) zunindo. São urubus em raid. Monótonos, negros, na majestade do voo, pairam acima das contingências da terra.
Hoje, espelham a imagem da vida. Altos e inacessíveis, perpassam como as ilusões inatingíveis e fugidias.

Quem, desgraçado mortal ousa alcança-las, objetivando um sonho, sente o fastio do real, a decepção talvez de ver urubus em marcha “
Urubus, de João Otávio Lobo (1892- 1962).

Crônica que evoca recordações de infância onde urubus – aves que se alimentam de carniça-  voando alto, solenes, são os reis do espaço, quase inatingíveis. Refletem a própria vida a nos dar lições de venturas e desventuras.
Hoje em Pindorama, figuras “negras” que se alimentam de” lixo”, colocam em risco a sobrevivência da nação:  tanto representantes do povo (políticos malandros), como uns poucos senhores togados, vorazes em dar liberdade a quem não merece, ao arrepio da lei, por se julgarem deuses inalcançáveis.
João Otávio Lobo, nasceu no município de Santa Quitéria, no interior do Ceará no dia 04 de novembro de 1892.

 Estudou no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Graduou-se em medicina na Faculdade da Praia Vermelha da Universidade do Rio de Janeiro. Em 1927 empreendeu viagem com destino à Alemanha para aperfeiçoar estudos em doenças do pulmão.

 Exerceu a arte hipocrática com denodo e afinco. Pôs sua inteligência a serviço da política partidária atuando como Presidente da Assembleia, Vice-Presidente do Estado, Deputado Federal, Secretário do Interior e Justiça.

O Dr. Otávio Lobo integrou a Academia Cearense de Letras, cadeira de número 18 e a Academia Cearense de Medicina, cadeira número 16.









Nenhum comentário:

Postar um comentário