domingo, 29 de novembro de 2015

O USO DE REPELENTE X GESTAÇÃO: O FIM DA PICADA

A Zika , a Chikungunya e a Dengue com o inestimável auxílio do mosquito Aedes aegypti veem cobrando presença incômoda entre nós neste imenso Brasil . Sabe- se que somente as fêmeas deste mosquito são hematófagas, ou seja, picam seres humanos com fins de buscar alimento (a albumina no sangue). O aumento célere e intrigante de crianças nascendo com microcefalia, especialmente, no Nordeste brasileiro, parece definitivamente relacionado, conforme estudo recente do líquido amniótico de gestantes, com a infecção por Zika vírus.
Autoridades de Saúde Pública do Governo Federal estão promovendo um amplo combate ao mosquito Aedes aegypti, neste mister, junto com a população. Uma das estratégias apresentadas referem –se ao uso judicioso de repelentes.
De início, não se deve confundir os termos repelente e inseticida.
Repelente: Substância natural ou sintética capaz de atuar fazendo com que o inseto não consiga atingir o alvo, no caso, o ser humano, mudando sua trajetória de voo. Evita – se deste modo, a temível picada.
Inseticida: Substância química sintetizada que atua quando o inseto entra em contato com a pele humana, podendo assim haver possibilidade de infecção.
Existem no mercado brasileiro diversos tipos de repelentes. Vejamos, sumariamente, os principais:
Repelentes naturais: baseiam – se em essências de ervas, frutas cítricas, citronela, coco, eucalipto, soja, hortelã e outros. Todos apresentam razoável eficácia. Por serem altamente voláteis mostram fugaz duração. Uso livre na gestação.
Óleo de citronela: Citromim spray.
Dietiltoluamida (DEET): Mostra – se como o mais eficaz e pode ser empregado com segurança na gravidez, quando em baixas concentrações (< 30% ) .
Nomes comerciais: OFF, OFF Kids, Super Repelex  e  Autan .
Icaridina : É uma substância sintética com estrutura semelhante ao aminoácido Alanina . Pode ser utilizada na gestação. Mostra curtaduração .
Nome comercial: Exposis adulto, Exposis infantil .
IR 3535: Nome comercial: loção antimosquito .
Fica claro que o uso de mosqueteiros e telas protetoras também ajudam na prevenção do contato com o mosquito. A vestimenta adequada com tecidos claros, blusas de mangas compridas e vestidos longos (um charme! ) tem sua serventia . No mais, uma assistência pré – natal adequada, tranquilizadora e fé em Deus !.




Nenhum comentário:

Postar um comentário