segunda-feira, 16 de novembro de 2015


UMA PRECE POR PARIS E POR TODOS NÓS

Das inúmeras homenagens aos atingidos pela infeliz tragédia recente em Paris, em meio a um mar de flores, brinquedos e bilhetes, uma imagem, particularmente, me comoveu: o exemplar do livro “ Um Pequeno Tratado de Intolerância “ . Que bondosa alma tomou tão tocante e simples iniciativa? Foi, por acaso uma sonhadora e inocente criança?  Ou um rebelde adolescente?  ou um maduro senhor ? foi então  um nobre idoso que não perdeu suas ilusões com as pessoas? Ah! , o bicho – homem sempre a nos pregar peças .

Recolho do humanista, filósofo e pedagogo espanhol Juan Luís Vives (1492- 1540 )  uma mensagem bem a propósito da ocasião  :

“ Senhor, Eterno Criador, ajuda –me a dizer a verdade diante dos fortes, e a não dizer mentiras para ganhar os aplausos dos frágeis.

Se me dás fortuna, não me tires a felicidade, se me dás força, não me tires a razão , se me dás êxito , não me tires a humildade , se me dás humildade , não me tires a dignidade .

Ajuda – me, sempre, a ver o outro lado da medalha. Não me deixes colocar a culpa de traição aos demais por não pensarem igual a mim.

Ensina – me a querer aos outros como a mim mesmo e a julgar –me como aos demais. Não me deixes cair no orgulho se triunfo, nem no desespero se fracasso.

Ainda mais, recorda – me que o fracasso é a experiência que precede ao triunfo “ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário