quarta-feira, 4 de novembro de 2015

ROBERTO  CAMPOS : UMA INTELIGÊNCIA QUE FAZ MUITA FALTA

Economista , diplomata  , professor , escritor e político brasileiro nascido  em 1917  , filho de Waldomiro Campos e Honorina de Campos . Intelectual de vanguarda  , ferino , arguto , uma inteligência que faz falta hoje num Brasil apático , anêmico e pobre , chafurdando na lama , mostrando riqueza , apenas , em líderes nanicos de esquerda ou de direita , tanto faz .
Graduado em Filosofia ( 1934 ) e em Teologia ( 1937 ) nos Seminários Católicos em Guaxupé e Belo Horizonte . Ingressou através de concurso público no Serviço Diplomático Brasileiro (1939)  e serviu inicialmente em Washington e depois em Londres  . Realizou mestrado e doutorado nas Universidades de Washington (1945) e Columbia (1949 ) . Ficou desde cedo , pronto e acabado , para digladiar , a torto e a direito, em defesa de seus ideais em qualquer hora ou lugar . Fez pouso na política partidária como Deputado Federal , Senador da República e Ministro de Estado . Pertenceu aos quadros da Academia Brasileira de Letras .
Roberto Campos ou “ Bob Fields “ lançou no ano de 1994 uma autobiografia intitulada “  A Lanterna na Popa “ um calhamaço de 1417 páginas que logo se tornou um clássico , para desespero de seus oponentes .
Faleceu no dia 19 de setembro de 2001 por complicações resultantes de um quadro de diabetes melito , aquele que foi um defensor incondicional das liberdades democráticas e da livre iniciativa  durante uma vida inteira .
Um estilista mordaz na tessitura de frases de efeito lembrando o estilo de um Nelson Rodrigues de fraque e cartola. Constituem pérolas de sua lavra :
“ A primeira coisa a fazer no Brasil é abandonarmos a chupeta das utopias em favor da bigorna do realismo “
“ Os comunistas brasileiros têm razão ao dizer que não é verdade que comam criancinhas. No socialismo real, a preferência é por matar adultos “
“ Cometi o único pecado que a política não perdoa: dizer a verdade antes do tempo “
“ Mais importante que as riquezas naturais são as riquezas artificiais da educação e tecnologia“
“ Os dois marcadores gêmeos, o comunismo e o nazismo , têm vocação genocida . Naquele o genocídio de classe; neste o genocídio de raça “
“ No Brasil,  a res publica é cosa nostra “
“ Ridículo não mata porque se matasse não precisaríamos de anticoncepcionais e estaríamos hoje com uma população saudavelmente menor “
“ Fui um bom profeta, pelo menos melhor que Marx . Ele previra o colapso do capitalismo; eu previ o contrário, o fracasso do socialismo “
“ É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: adoram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar: bons cachês em moeda forte, ausência de censura e consumismo burguês . Trata- se de filhos de Marx numa transa adúltera com a coca – cola “
“ O socialismo é o Evangelho da inveja, o credo da ignorância e a dádiva do fracasso “
E a última e impagável:
“  O PT é o partido dos trabalhadores que não trabalham , dos estudantes que não estudam e dos intelectuais que não pensam “
Ponto final !




Nenhum comentário:

Postar um comentário