domingo, 14 de junho de 2015

MAIMÔNIDES E A MEDICINA ÁRABE MEDIEVAL

A conservação de muitos escritos clássicos gregos de deveu aos nestorianos ( Nestório foi um patriarca de Constantinopla entre 428- 431 d.C. e fundador de uma doutrina que defendia a existência de duas pessoas distintas em Jesus Cristo , uma divina e outra humana ; que Maria não é mãe de Deus , senão , somente de Jesus ) .
Eles fugiram de Alexandria no ano de  431 , após haverem  sido excomungados  pelo Concílio de Éfeso e migraram para o Oriente até a capital da Pérsia .
A medicina árabe desta época ostenta uma longa lista de nomes imortais como Rhazes (  865 – 925 d.C. ) , Avicena ( 980 -1037 d.C. ) , Averróis ( 1126 – 1198 d.C. ) .
Realce para o maior de todos  : Moses bem Maimon ( 1135 – 1204 d.C. ) , latinizado para Maimônides , também conhecido como Rambam ( Rabi Moses bem Maimon ) , nascido em Córdoba , na Espanha , médico , filósofo , místico , matemático , talmudista e codificador da Bíblia . Dono  de um talento impar , ele viria  a transformar a comunidade judaica do Egito , e traria uma nova ordem para os judeus do mundo .
Sua obra foi frequentemente citada por figuras de renome  como Tomás de Aquino ; Alberto , o Grande ; Roger Bacon ; Leibniz e Baruch Espinoza .
Na juventude  ,  Maimônides entra de cabeça em estudos de astronomia ( Almagesto de Ptolomeu ) , geometria e medicina . Aos 16 anos escreve uma introdução à lógica e aos  23 , uma dissertação matemática e astronômica .
Em 1148  ,   os Amohades , uma tribo berbere  que persegue judeus  , invade Córdoba e leva a família de Maimônides ao êxodo com destino a Terra Santa . Médico devoto   , escreve um juramento para esculápios judeus ou não , no qual reafirma o dever que eles tem de curar , e faz uma oração para que Deus lhe preste assistência e intervenha por eles .
“  Oh Deus ! , O Senhor formou o corpo humano com uma bondade infinita ! .  O Senhor uniu nele inúmeras forças que trabalham incessantemente como instrumentos a fim de preservar em seu todo esta  casa  maravilhosa , contendo uma alma imortal , e estas forças atuam com toda ordem , concordância , e harmonia imaginável . Mas se a fraqueza ou paixão violenta perturbam  a  harmonia  , estas forças agem umas contra as outras e o corpo volta ao pó de onde veio .
O Senhor então envia ao homem seus  mensageiros ,  as doenças , que anunciam a aproximação do perigo e pede que ele se prepare para vence – las . A Eterna Providência me apontou para cuidar da vida e da saúde de Suas  criaturas  .
Que o amor a minha arte me deixem agir em todos os momentos  , que a minha  avareza e a mesquinhez , tanto como a sede da glória ou da reputação , não tomem conta de meus pensamentos , porque sendo inimigos da verdade e da filantropia poderiam me decepcionar e me fazer esquecer da minha meta de fazer o bem aos Seus filhos .
Enriqueça – me com força de alma e mente  , para que ambas estejam prontas  a servir ao rico e ao pobre , ao bom e ao mau , amigo e inimigo e que jamais enxergue o paciente sendo como um ser igual , adoecido .
Se médicos mais cultos que eu desejam me  aconselhar  , me inspirar confiança e obediência , aceito de bom grado , pois o estudo da ciência é maravilhoso . Um só ser não pode enxergar tudo  .
Que eu seja moderado em  tudo , exceto na sabedoria da ciência ; que eu seja insaciável até o ponto certo ; permita – me ter sempre a força e a oportunidade de corrigir minhas aquisições , sempre estendendo meu domínio , porque a sabedoria não tem limite e o espírito do homem se estende infinitamente , para que diariamente se enriqueça com novos conhecimentos . Hoje ele pode descobrir os erros de  ontem , e amanhã ele pode obter nova iluminação sobre o que ele deu certeza  hoje .
Deus  , o Senhor me apontou para cuidar da vida e da morte de Suas criaturas ; eis- me pronto para minha vocação “ .
“ Há  um limite para a compreensão humana : enquanto a alma estiver no corpo ela não poderá compreender o sobrenatural . A matéria é um grande véu “ .  A importante separação corpo – alma chega para Maimônides na noite de 13 de dezembro de 1204 . Ele é enterrado em Tiberíades , na Terra santa , e em sua lápide consta :
“  Aqui  jaz um homem . E no entanto ele não foi  um  homem . Se foste um homem  ,então foram seres celestes que te criaram “ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário