quinta-feira, 18 de junho de 2015


BRASIL  ,  UM FUTEBOL FOCADO NO  PASSADO

O Brasil nos anos de 1958 ( Suécia ) , 1962 ( Chile ) e 1970 ( México ) , viveu sua época áurea no futebol graças a uma geração de excepcionais craques como Pelé , Garrincha , Tostão , Nilton Santos  e companhia . Ali se praticava um futebol – arte de cunho  quase amadorístico  .  A grana que ergue e destrói coisas belas ainda não contaminara a garotada da bola . Praticamente todos os que integravam a seleção canarinho atuavam em equipes locais e quase todos ao findarem seus dias de glória ,  passavam   por dificuldades  financeiras . Certa feita ao receberem “ um simplório fusca “ como prêmio , através de uma controversa figura da política nacional ,  quase foram execrados .

Aos poucos as coisas foram tomando rumo diferente com a saída em massa de jovens jogadores pouco alfabetizados e sem estrutura familiar adequada , rumo a uma atraente Europa dispondo de dinheiro farto , alegres noites de prazeres mundanos e recheadas de louras de uma pureza virginal . Um falso e inebriante paraíso , com alto preço a pagar .

Aqueles vampiros que se locupletam do meloso negócio , como os famigerados “ cartolas “ e parte da mídia ufanista fizeram vistas grossas mesmo sabendo que aquela pantomina terminaria mal .

Tivemos a tragédia anunciada com o fiasco da recente copa de 2014 que apresentou  como fecho a acachapante derrota de 7 x 1 frente a Alemanha . Seguimos sonâmbulos , fazendo de conta que tudo estava às mil maravilhas ,enfrentando seleções de quinta categoria para paparicar uma torcida infantilizada . Ganhamos  todas  , que palhaçada ! . Era apenas uma  “marolinha “  , nada de tsunami  .

Hoje dispomos de uma seleção  mambembe  , desequilibrada emocionalmente , dependente total de um único jogador de destaque .  Este  , um bom jogador , sem dúvida , com traços clássicos de um peladeiro , catimbeiro , egocêntrico  , e que não aceita marcação cerrada . Na última copa  ,  o dito atleta ao receber uma entrada mais firme de um bom zagueiro , simulou um forte trauma , levando o pobre  país do futebol a uma forte comoção ! . Puro  teatro ! .

Agora na vigência desta copinha das  Américas  , o time verde – amarelo segue sua sina perdendo para seleções que outrora nunca nos fizeram mal . Os craques sumiram e os deuses do futebol bateram as asas para bem longe nos desamparando  de  vez  .

Quem hoje sabe “ de cor “ a escalação de nosso time ? . Quem diz onde atuam tais jogadores ? . Creio que apenas os locutores de rádio e televisão ,  se muito ! .

Resta acordar do terrível pesadelo e reconstruir desde a base o corroído edifício do futebol brasileiro  ,  com atletas mostrando  um pouco de amor à  camisa , vergonha na cara  e uma pitada de patriotismo . Caso contrário  , a humilhação não acabará nunca ! . E tome choro e desculpas   pueris . Acorda ,  galera ! .  “ O  tempo passou na janela , só a canarinho não viu “ .






Nenhum comentário:

Postar um comentário