quinta-feira, 4 de junho de 2015

ALEXIS CARREL  , UMA  BREVE REFLEXÃO

Alexis Carrel ( 1873 – 1944 ) : Biólogo , Pesquisador , Médico , Escritor e   propagador de ideias  da eugenia   . Nasceu em Saint – Foy – lès – Lion  , na França .  Seu pai era um mercador de seda e seu sonho desde pequeno foi direcionado para o ofício de medicina  .  Sua educação básica fez- se em  um bom  colégio  cristão . Ingressou na Faculdade de Medicina na Universidade de  Lyon . Estagiou no famoso hospital Hotel Dieu de Lyon durante 5  anos  , onde realizou avançados  estudos sobre cirurgia vascular .
Na época ficara o jovem médico Carrel  deveras  impressionado com a morte do presidente francês Marie François Sadi Carrat  , assassinado por um anarquista italiano que se utilizou de uma arma branca para lesionar  um vaso sanguíneo de grande calibre ( veia porta ) do infeliz político ,  que não pôde ser corrigido prontamente , levando- o ao óbito  .  Influenciado por tal tragédia  ,   Carrel criou várias técnicas de suturas vasculares com fios especiais que se tornaram modelos em cirurgia por muito  tempo . Partindo deste patamar  , avançou  para estudos experimentais nas áreas de transplantes de tecidos e órgãos , tendo como apoio o laboratório Hull de Fisiologia  de  Chicago .
Em  1912 , aos 39  anos , Alexis Carrel recebe , merecidamente ,  o Prêmio Nobel de fisiologia e medicina .
Quando irrompe  a Primeira Grande Guerra Mundial ( 1914 – 1918 ) , Alexis retorna a  França  onde ingressa no exército , junto a sua esposa que prestou serviço como enfermeira na Cruz Vermelha Francesa  . Muitas vidas foram salvas pelas mãos de Carrel e outros tantos membros foram poupados de amputações em decorrência do emprego de técnicas cirúrgicas avançadas descobertas pelo  insigne esculápio francês . Junto com o bioquímico inglês Harry Dakin , Alexis idealizou uma solução antisséptica chamada  “ Solução Carrel – Dakin “ e que foi amplamente  empregada  durante a conflagração mundial  ,  poupando  muitas vidas .
Após o término da  guerra  , Carrel continuou seus trabalhos  científicos no Instituto Rockefeller  na área de cultura de tecidos . Em 1935 Alexis Carrel lançou um livro que logo se tornou um exuberante êxito literário  , “ O homem , esse desconhecido “ .  Nele  , o autor propunha  a formação de um conselho superior para governar o mundo . Os membros que integrariam tal  restrito grupo seriam intelectuais notáveis reunidos em volta de um “ Centro de Pensamento “  , onde políticos do mundo inteiro iriam buscar conselhos para o bem da humanidade . Carrel defendia firmemente que seria esta a única saída para evitar decadência  orgânica e mental da humanidade . Para ele os seres humanos dividiam- se claramente em superiores ( a casta pensante ) e inferiores ( os deficientes físicos e mentais , entre outros  ) que deveriam receber um diferenciado tratamento . Para Carrel , o homem forte intelectual  é o mais feliz e útil dos seres , porque mantém em harmonia  as atividades intelectuais , morais e orgânicas .
Na primeira  edição em alemão do livro “ O homem , esse desconhecido “ , o autor , rasga elogios ao regime nazista de Adolf Hitler  : “  O governo alemão  tem tomado medidas enérgicas contra a propagação de defeituosos , enfermos mentais e criminosos . A solução ideal seria a supressão de cada um destes indivíduos enquanto haja demonstrado o mesmo que pode ser perigoso “ . Desta solução defendida por Carrel para a “  solução final “ proposta por Hitler foi um simples passo de ganso .
Cumpre salientar que Alexis Carrel tomou partido durante a Segunda Grande Guerra Mundial  ( 1939 – 1945 ) de franco apoio ao regime nazista de Adolf Hitler participando do governo colaboracionista francês de Vichy ( 1940 – 1944 )  sob o comando do Marechal Philippe  Petain , onde comandava um grande hospital francês da famigerada Fundação para Estudos dos Problemas Humanos .
Alexis Carrel morreu de um ataque cardíaco aos 71 anos de idade na França no ano de  1944 , em meio a caça as bruxas promovida pelas forças do governo provisório instituído em 29 de agosto de 1944 sob o comando do Marechal Charles De Gaulle ( França Livre )  .

Alexis Carrel serve de exemplo acabado para  tipos como  , o médico e o  monstro ( Dr. Jekyll e Mr. Hyde ) do escritor   Robert Louis Stevenson . Evidencia a complexidade do ser humano visto de perto e uma prova cabal de  que toda biografia só tem seu fecho  após a última pá de terra fria que cai sobre o tal  bicho – homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário