terça-feira, 23 de junho de 2015

DEMÓCRITO DE ABDERA E O ATOMISMO

O atomismo dito antigo surge na Grécia no século V a . C. ,  na figura de Demócrito ( 460 – 370 a. C. )  , nascido em Abdera , uma pequena cidade no extremo sudoeste da Trácia  , filósofo ,  e  discípulo de Leucipo de Mileto ( cerca de 440 a.C. )  . Os dois defendiam a ideia de que tudo no universo , era composto de átomos , os quais ,por sua vez estavam ali ,   desde a  eternidade , posto que ,  não haviam sido criados , e , tampouco podiam ser destruídos . Um pouco mais  adiante  ,  Epicuro ( 341 – 270 a. C. )  e  Lucrécio ( 94- 55 a. C. )  consolidaram  estas ideias mecanicistas .
Os átomos são corpos sólidos de inumeráveis formas e tamanhos  , tendo aparentemente peso ou massa , e sendo capazes de movimento  . Os átomos mais  leves , de matérias como o fogo , o ar e a água , foram expulsos para o espaço . Os tais grandes átomos localizados fora do espaço da terra formaram   os  corpos  celestes . A vida é causada por átomos  finos , esféricos de alma  , e as coisas vivas morrem quando estes átomos se perdem .   Como o número de átomos e o espaço em que se moviam eram  infinitos  , houve muitos mundos , alguns começando a existir , outros , a desaparecer  ( Mason , F. S. ) .
Segundo Demócrito  , o doce e o amargo , o quente e o frio , tudo são opiniões ; na verdade só há átomos e o vazio . Alguns puristas acreditam que o átomo de Demócrito, nascido de uma introspecção filosófica  , nada represente diante daquele oriundo da pesquisa científica moderna de John Dalton (1766 – 1844 ) e Niels Bohr ( 1855 – 1962 )  . De fato ,  esta  doutrina grega não se apresenta como um fundamento da física moderna , mas tem inquestionável  importância na história da filosofia e da ciência , de um modo geral .
Demócrito desenvolve também  a ética da moderação , onde o objetivo da vida á a equanimidade , ou seja , um estado de equilíbrio  adquirido pela  moderação e por prazeres proporcionais .
Sir Henry Maine com lucidez põe um fecho na questão atomista   : “  A um pequeno povo ... lhe foi concedido criar os princípios do progresso . Este povo foi o grego  .  Exceto as forças cegas da natureza  , nada se move neste mundo que não seja grego em sua origem “ .  Assim , os primórdios de nossa arte , filosofia e ciência tem a marca indelével  dos povos helênicos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário