quinta-feira, 11 de junho de 2015

HERÁCLITO X PARMÊNIDES: ANTÍPODAS


A tradição reza que a filosofia ocidental  teve seu início na Hélade , por volta do ano 580 a.C. , com Tales de Mileto ( 624 – 548 a.C. ) , um dos sete sábios da Grécia . O período pré-socrático ou de formação da filosofia grega vai do século VI ao século V a. C. onde predominam as questões cosmológicas.
No período seguinte chamado de Apogeu ou Socrático predominam as questões  metafísicas . No período pós- socrático ou de decadência   avultam as questões morais .
Heráclito de Éfeso ( 600 a 540 a. C. ) :
Filósofo grego nascido em Éfeso, próximo a Mileto, de família aristocrática, recebeu o apodo de “obscuro”, em decorrência de sua enigmática forma de se expressar . Heráclito afirmava que no universo a permanência não existe, e que a única constância é a mudança. Também defendia que os três elementos constituintes do universo seriam a terra, o fogo e a água.  O fogo é o arché ou princípio que controla e modifica os outros dois citados. O universo é um fazer – se, um acontecer em perpétuo fluir (panta rei ) : todo o permanente e idêntico  é pura aparência , à maneira que o rio em que hoje me banho , só exterior e aparentemente é o mesmo de ontem : “ Não se entra no mesmo rio , duas vezes , pois outras são as águas “ .
Apenas uma coisa permanece: a lei da mudança, o destino que impera sobre tudo e que em sucessão idêntica e em medida igual transforma uma em outras. A oposição e a luta dominam o mundo. A luta é a mãe de todas as  coisas . Porém, toda oposição se resolve finalmente em unidade e em harmonia, como mostra a alternativa regular de aperfeiçoamento e decadência no cosmo (Von Aster, Ernst, 1935).
Aspectos fundamentais da doutrina:
1.  A afirmação da unidade fundamental de todas as  coisas .
2. Todas as coisas estão em movimento.
3. O movimento se processa através dos  contrários .
4. O fogo é gerador do processo cósmico.
5. O logos é compreendido como inteligência divina que governa o real.
6. O conhecimento sensível é enganador e deve ser superado pela razão (Bornhein, G. A., 2010).
Fragmentos:
“Morto é tudo que vemos acordados; sonho, tudo o que vemos dormindo”.
“Descemos e não descemos os mesmos rios, somos e não somos”.
“A guerra é o pai de todas as coisas e de todo o rei; de uns fez deuses e de outros, homens; de uns, escravos, de outros, homens livres”.
“Prefiro aquilo que se pode ver ouvir e entender”.
“Este mundo, igual para todos nenhuns dos deuses e nenhum dos homens o fez; sempre foi , é e será um fogo eternamente vivo , acendendo – se e apagando – se conforme a medida”.
“O caminho para baixo e o caminho para cima  é um e o mesmo “ .
Parmênides de Eléia (510 a 450 a. C.):
Nascido em Eléia, na Itália Meridional. Além de filósofo atuou como legislador e  político . É conhecido por ser o primeiro pensador a empregar o raciocínio dedutivo para justificar sua afirmação de que qualquer coisa que possa se repensada e expressa em palavras, por definição, deve existir. “O ser é, e o não ser, não é”. Nos fragmentos que tem chegado até nós de seus cânticos, ataca violentamente o caráter humano, demasiadamente humano das divindades. Invoca que o ser é uno, imutável, imperecível e sem origem. Agrega a este pensamento que o ser e pensamento são uma só  coisa .
Com relação ao filósofo Heráclito, afirma- se que são antípodas (anti: contra; podos: pés), para estabelecer que seguem percursos opostos .
Fragmentos:
“Pensar e ser, é o mesmo”.
“Pouco importa por onde eu comece, pois para lá sempre voltarei novamente”.
“Necessário é dizer e pensar que só o ser é; pois o ser é, e o nada , ao contrário , nada é: afirmação que bem deves considerar”.
“Resta - nos assim um único caminho: o ser é. Neste caminho há grande número de indícios: não sendo gerado, é também imperecível: possui, com efeito, uma estrutura inteira , inabalável e sem meta ; jamais foi nem será . Pois é , no instante presente , todo inteiro , uno , contínuo “ .
Heráclito X Parmênides:
1. Postura perante o mundo:
Heráclito: existe um devir perpétuo. O mundo é cambiante.
Parmênides: Não existe devir. O mundo é estático.
2. A verdade:

Heráclito: como consequência do devir o caminho para a verdade não é um só e muda a todo o momento.
Parmênides: o caminho à verdade é um só.
3. Visão sobre as coisas:
Heráclito: uma coisa pode ser e não ser.
Parmênides: as coisas só são.
4.  Oscilação entre contrários:
Heráclito: é de grande preocupação para Heráclito. Intenta encontrar o porquê das mudanças: a lei natural que os governa e dirige.
Parmênides: A filosofia de Parmênides não compreende tal oscilação. O ser, único e verdadeiro, só é não muda.










Nenhum comentário:

Postar um comentário