quarta-feira, 25 de março de 2015

MONSUETO  :   MORA NA FILOSOFIA

Monsueto Campos Menezes  ( 1924 – 1973 ) , compositor , cantor , sambista , comediante , ator , instrumentista e pintor . Há de se convir  , um legítimo  homem de sete instrumentos  . Nasceu na Gávea  , no Morro do Pinto em 04 de novembro de 1924 no Rio de Janeiro . Teve  uma infância  pobre e  ficou órfão de pai e mãe aos 3 anos de idade . Frequentou um colégio até o quinto ano primário  .  Dali partiu para ganhar a vida e  aos 15 anos de idade já tocava na bateria de escolas de samba da redondeza  , de onde saltou para o trabalho noturno em bares e cabarés exercendo a função de baterista  . Durante um breve período trabalhou com um irmão em uma  tinturaria . O seu verdadeiro mundo estava na música e na boemia  , assim estava escrito nas estrelas ou nas entrelinhas do destino .
Em 1951 estreou  Monsueto  com o samba “ Me deixa em paz “ na voz de Linda Batista ( 1919 – 1988 )  e que logo caiu na boca do povo  , tornando –se de pronto um retumbante e duradouro  sucesso .
“ Se  você não me queria / não devia me procurar / não devia me iludir / nem deixar eu me apaixonar  /evitar a dor é impossível / evitar este amor é muito mais / você arruinou a minha vida / ora vai mulher / me deixe em paz “ .
Em 1953 compôs o samba  “ A fonte secou “ , um clássico desde cedo  :
“ Eu não sou água pra me tratares assim/ só na hora da sede é que procuras por mim/ a fonte secou / quero dizer que entre nós / tudo acabou / seu egoísmo me libertou / não deves mais me procurar / a fonte do amor secou / mas os seus olhos / nunca mais hão de secar “ .
Duas curtas composições sobre dores de amores mostrando a profundidade do sentimento envolvido nestas pelejas do  cotidiano na visão de um autêntico poeta do morro .
“ Mora na Filosofia “ surgida em 1954 tornou-se um grande sucesso carnavalesco na voz de Marlene ( 1922 – 2014 ) :
“ Eu ... vou lhe dar a decisão / botei na balança e você não pesou / botei na peneira , você não passou / mora na filosofia / pra que rimar amor e dor / se seu corpo ficasse marcado / por lábios ou mãos carinhosas / eu saberia ( ora vá mulher ) / a quantos você pertencia / não vou me preocupar / porque /  o teu caso não é de ver pra crer / tá na cara “ .
Nos anos 60 e 70 do século passado  ,  grandes nomes da MPB como  Maria Betânia ( 1946 )  e Caetano Veloso ( 1942 )  regravaram este samba – clássico .
Monsueto participou de programas humorísticos ( Noites Cariocas ) ,  filmes ( Na Corda Bamba ) e espetáculos teatrais ( Copacabana de Tal ) revelando sua real versatilidade  .  Ainda  dispôs  de tempo para enveredar  pelos caminhos  da pintura , sendo inclusive premiado no Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1972 . É de sua autoria  uma “  Santa Ceia “  em que Jesus e seus apóstolos são  representados como  negros .
Forte cunho social  na relação patrão x empregado , como nos tempos  da senzala ,   evidencia - se na música “ O Lamento da Lavadeira “ :
Ô  , dona Maria / olha a roupa , dona Maria / ai , meu Deus ! / tomara que não falte água / sabão  , um pedacinho assim/ a água , um pinguinho assim/ o tanque , um tanquinho assim/ a roupa , um montão assim/ para lavar a roupa da minha sinhá / para lavar a roupa da minha sinhá /  quintal , um quintalzinho assim / a corda , uma  cordinha assim/ o sol , um solzinho assim/  a roupa , um montão assim/ para secar a roupa da minha sinhá / para secar a roupa da minha sinhá / a sala , uma salinha assim / a mesa , uma mesinha assim / o ferro , um ferrinho assim/ a roupa um montão assim/ para passar a roupa da minha sinhá / para passar a roupa da minha sinhá /  trabalho , um tantão assim / cansaço é bastante sim / a roupa , um montão assim / dinheiro , um tiquinho assim / para lavar a roupa da minha sinhá / para lavar a roupa da minha sinhá “ .


Monsueto  empreendeu uma viagem definitiva  em 1973 em decorrência de um câncer no  fígado , mas continua por aí morando na filosofia com picardia e bom humor . Junto com  Zé Keti  ( 1921 – 1999 ) , Nelson Cavaquinho ( 1911 – 1986 ) , Cartola ( 1908 – 1980 )  e Carlos Cachaça  ( 1902 – 1999 )  , forma um seleto grupo de poetas do morro e filósofos do cotidiano de nossa rica  Música Popular brasileira .

Nenhum comentário:

Postar um comentário