domingo, 22 de março de 2015

HUMILDADE NO REINO BRASILIS
Faz pouco  , assessores de uma autoridade política pátria  sugeriram que a mesma se cobrisse de humildade na lida com seus súditos aqui  no Reino Brasilis . Tudo por conta de um grave descompasso entre intenção e gesto  presente no grave momento que vivemos por essas bandas  . Deve-se  , contudo ,  levar em conta que  uma virtude de tal magnitude como a humildade não  se compra num “ pegue – pague “ qualquer da vida como por exemplo , um sabão em pó ou uma  miúda aspirina .
As virtudes tratam – se  de uma disposição adquirida , e deste modo , não se nasce virtuoso como não se nasce sábio e sim , néscio . Para tal exige- se esforço  , tempo e disposição vera  pois esse  atributo não cai do céu feito chuva ou meteoro . Na virtude da humildade o bicho – homem não se sente inferior aos seus semelhantes   e portanto aqui  não há que se confundir com servilismo  ou baixeza . Muito pelo contrário  , representa  um fiel sinal de grandeza . E  não se esbarra  por aí  no meio político da  terrinha  nossa  com a frequência  mínima desejada .  A bendita humildade anda de mãos dadas ao vento  com a tolerância que equivale a deixar fazer aquilo que se poderia impedir ou  punir . A convivência com o contrário exige maturidade e deve se abrir um combate de ideias sem o uso de força ou coerção  . Não é proibido proibir  , apenas é proibido proibir o que deve ser protegido  , como a liberdade de expressão  e de consciência  , o livre choque dos argumentos ( Comte – Sponville , A . ) .
Nestes tempos bicudos praticar as virtudes cardeais como a  coragem , a temperança , a justiça  e a prudência facilitariam nosso caminhar neste mundo vário , complexo e perigoso do século XXI .
Billy Blanco ( 1924 - 2011 ) ,  paraense , arquiteto e  músico da primeira leva de compositores da Bossa Nova  manda uns recados certeiros como  a “ Banca do Distinto “ e “ Se a Gente Grande Soubesse “  bem pertinentes para o atual momento que vivemos , estes ásperos tempos   de  intolerância :
“ Não fala com pobre , não dá mão a preto / não carrega embrulho / pra que tanta pose , doutor / pra que  esse orgulho / a bruxa que é cega esbarra na gente /e a vida estanca / o enfarte lhe pega , doutor / e acaba esta banca / a vaidade é assim , põe o bobo no alto / e retira a escada / mas fica por perto esperando sentada / mais cedo ou mais tarde ele acaba no chão / mais alto o coqueiro , maior é o tombo do coco afinal / todo mundo é igual quando a vida termina / com terra por cima e na horizontal “ .


“ Se a gente grande soubesse / o que consegue a voz mansa / como ela cai feito prece / e vira flor , num coração de criança / a gente grande que tira / o meu brinquedo da mão / tira do músico a lira / interrompendo a canção / de tanto não que eu escuto / o não eu vivo a dizer / eu não sossego um minuto / é natural / eu não  parei de viver / a gente apenas repete / tudo que escuta e que vê / pois gente grande eu queria / ser um dia todo igualzinho a você “ .
Para findar, recorremos ao “ poetinha “ Vinicius de Moraes ( 1913- 1980 ) com o seu conceito musical de “ Testamento “ :
“ Você que só ganha pra juntar / o que é que há, diz pra mim , o que é que há ? / você vai ver um dia / em que fria você vai entrar / por cima uma laje / embaixo a escuridão / é fogo , irmão ! , é fogo , irmão ! /
- Pois é  , amigo , como se dizia antigamente , o buraco é mais em baixo .. E você com todo o seu baú  , vai ficar por lá na mais total solidão , pensando à beça que não levou nada do que juntou : só seu terno de cerimônia . Que  fossa , hein , meu chapa , que fossa ...
“ Você que não para pra pensar / que o tempo é curto e não para de passar / você vai ver um dia , que remorso / como é bom parar/ ver um sol se por /ou ver o sol raiar /e desligar , e desligar /
- Mas  você , que esperança ... Bolsa  , títulos , capital de giro , public relations ( e tome gravata ) , protocolos , comendas , caviar , champanhe ( e tome gravata ) , o amor sem paixão , o corpo sem alma , o pensamento sem espírito ( e tome gravata ) e lá um belo dia , o enfarte ; ou , pior ainda , o psiquiatra .
“ Você que só faz usufruir / e tem mulher pra usar ou pra exibir / você vai ver um dia / em que toca você foi bulir / a mulher foi feita / pro amor e pro perdão / cai nessa não , cai nessa não /
- Você ,  por exemplo , está aí com a boneca do seu  lado, linda e chiquérrima , crente que é amo e senhor do material . É  , amigo , mas ela anda longe , perdida num mundo lírico e confuso , cheio de canções , aventura e magia . E você nem sequer toca a sua alma . É  , as mulheres são muito estranhas , muito estranhas ! .
“ Você que não gosta de gostar / pra não sofrer , não sorrir e não chorar /você vai ver um dia / em que fria você vai entrar / por cima uma laje / embaixo a escuridão / é fogo , irmão ! . É fogo , irmão! “ /.

Nenhum comentário:

Postar um comentário