domingo, 29 de março de 2020

Nada em Excesso/O Caminho do Meio
"Difícil é encontrar - se alguém que saiba manter - se nas medidas do comedimento. Mas será,  por ventura , isso que vemos a toda hora ? Pelo contrário.  Sempre pecamos ou por excesso ou por omissão. 
Se o trigo, dom maravilhoso com que Ceres agraciou os homens,  cresce em demasia, o resultado é exaurir - se a terra em que foi plantado,  não oferecendo boa colheita. E o que vale para o trigo é válido também em relação às árvores.

Para corrigir este defeito nos trigais , Deus permitiu aos carneiros que se alimentassem das sobras de safras abundantes. Ao se verem em meio a tantos e tão saborosos alimentos, os carneiros não se limitaram ao que Deus havia determinado. Comeram o quanto puderam  e se mais não fizeram foi porque o Senhor enviou um grupo de lobos para devorar alguns deles. E sabeis o que fizeram os lobos?
Puseram - se a devorar com tal sofreguidão os carneiros que , se Deus não interviesse,  certamente teriam liquidado com toda a raça.  

Em vista do excesso a que se davam os lobos, Deus mandou alguns homens para aplicarem um corretivo naquelas feras. E os homens, por sua vez  abusaram da divina incumbência. 

De todos os seres, os mais aproveitadores são os homens. Pequenos e grandes, todos podem ser argüidos desse defeito.  Ninguém está livre dele.
"Nada em excesso" - é um refrão citado por todos e por ninguém observado."

"Nada em Excesso" da autoria de Jean de La Fontaine (1621 - 1695) , o fabulista que representa a mais pura flor poética dos jardins literários da França ( Paulo Matos Peixoto).

" ...O exercício excessivo ou insuficiente pode destruir a força,  e, da mesma forma, a bebida ou a comida que está acima ou abaixo de uma certa quantidade pode destruir a saúde,  ao passo que o que é  o proporcional produz , aumenta e preserva a saúde. O mesmo acontece com a temperança,  com a coragem e as outras virtudes." ( Aristóteles - 384 a.C. - 322 a.C.)

Para estes tormentosos momentos onde um "envelope minúsculo e traiçoeiro de proteína" vindo do oco do mundo,  quer aplicar um corretivo no bicho- homem, seguem umas poucas regras, razoavelmente simples, factíveis, e tudo "0800":

 "Nada em Excesso " ,seguir o "Caminho do Meio " e ouvir Asclépios de Thessaly : "
"Primeiro a palavra, depois as plantas e por último os ferros ".

E que Deus se apiede de todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário