quarta-feira, 25 de março de 2020

A Prece Certa
"São Nicolau, que caminhava à beira do mar, encontrou um homem que orava em voz alta e gritava :
- Deus, eu lhe suplico, não me ajude ! Deus , eu lhe suplico , não me ajude !
São Nicolau parou e ponderou  com o homem que suas preces iam contra qualquer noção de bom senso e que era preciso dizer,  ao contrário:
- Deus , me ajude ! Deus , me ajude !
O homem imediatamente  começou a orar desta forma.
São Nicolau tomou seu lugar num barco e afastou -se rumo ao alto- mar.
Alguns instantes mais tarde, o homem já tinha esquecido a recomendação de São Nicolau e não sabia mais como fazer sua prece. Pediu ajuda ao santo, mas este não podia mais escutá- lo. Então ele tirou seu casaco,  estendeu - o sobre a superfície do mar, sentou -se em cima e remou com os braços. 
Assim alcançou,  com bastante rapidez, o barco que levava São Nicolau e perguntou- lhe:
- Ei ! Eu esqueci ! Como disse para eu rezar ?
- Não mude nada, de jeito nenhum ! - respondeu - lhe o santo."

" A Prece Certa ", crônica do livro O Círculo dos Mentirosos,  da autoria de Jean - Claude Carrière., 2004.

O bicho - homem, de tudo que é canto do mundo, atordoado, agarrando - se a qualquer fiapo de esperança,  como meizinhas perigosas ou exóticas regras de confinamento, clama por um milagre. Tudo em busca de si mesmo , um saco vazio, e de uma " prece certa ".
Espera - se que, depois deste susto  maneiro,   possa emergir uma  "nova humanidade " !

Nenhum comentário:

Postar um comentário