quarta-feira, 24 de abril de 2019



Meus Amigos : Os Livros
" Tenho amigos cuja companhia me é extremamente agradável: são de todas as idades e vêm de todos os países. Eles se distinguiram tanto nos escritórios quanto nos campos , e obtiveram altas honrarias por seu conhecimento nas ciências. É fácil ter acesso a eles : estão sempre à disposição, e eu os admito em minha companhia , e os despeço, quando bem entendo. Nunca dão problemas , e respondem prontamente a cada pergunta que faço. Alguns me contam histórias de eras passadas, enquanto outros me revelam os segredos da Natureza. Alguns , pela sua vivacidade, levam embora minhas preocupações e estimulam meu espírito, enquanto outros fortificam minha mente e me ensinam a importante lição de refrear meus desejos e de depender só de mim. Eles abrem , em resumo , as várias avenidas de todas as artes e ciências, e eu confio em suas informações inteiramente, em todas as emergências . Em troca de todos esses serviços, apenas pedem que eu os acomode em algum canto de minha humilde morada , onde possam repousar em paz - pois esses amigos deleitam - se mais com a tranquilidade da solidão do que com os tumultos da sociedade."
Crônica de Francesco Petrarca ( 1304 - 1374 ) : Poeta e humanista italiano , figura - chave da Renascença , para lembrar o Dia do Livro!
A foto que ilustra a crônica representa um dos cinco pequenos cômodos onde convivo , fraternalmente , com meus queridos mestres de papel .

Nenhum comentário:

Postar um comentário