sexta-feira, 15 de março de 2019

Um Cabo e um Soldado

Um conto de James Baldwin ( 1924 - 1987 ) denominado " Meu reino por um cavalo " traz um relato ocorrido na Inglaterra onde o Rei Ricardo III prestes a iniciar uma batalha campal decisiva , ao preparar o seu cavalo favorito soube do ferreiro que faltava um simples prego para uma das quatro ferraduras da alimária. O Rei arguiu ao ferreiro sobre o risco da ferradura soltar no furor da contenda. O ferreiro respondeu que nada podia garantir. E aconteceu que no meio da batalha foi por terra a ferradura , derrubando o Rei e o cavalo. Gritando "- Meu reino por um cavalo, meu reino por um cavalo -" o Rei Ricardo III perdeu de vez a batalha.
Assim , por causa de um prego, perdeu - se uma ferradura . Por causa de uma ferradura , perdeu - se um cavalo. Por causa de um cavalo , perdeu- se uma batalha . Por causa de uma batalha , perdeu - se uma guerra. Por causa de uma guerra , perdeu - se um reino. Por causa de um prego, perdeu - se um reino."
Num país bem distante da Inglaterra, um grupo de vetustos senhores de luto , utilizando linguagem de guerra , numa renhida batalha contra a Verdade , e encontrando - se - em seus estertores , agarrados às cordas , blateram contra a plateia que pasma assiste o triste espetáculo.
Alguém, finalmente , grita : " - Chamem um cabo e um soldado para dar fim a essa ópera - bufa ! "
Já está a se ouvir , segundo alguns, " O Estouro da Boiada " .

Nenhum comentário:

Postar um comentário