terça-feira, 26 de março de 2019


O silêncio do corpo - era assim que os gregos antigos definiam a saúde e o bem - estar físico dos homens. Aprendamos a ver por esses caminhos : é quando nada existe , como imagem e aparência, que a perfeição está próxima. Como a saúde é o silêncio do corpo, a sabedoria é o silêncio da mente - uma quietude que nada tem a ver com a inércia e a preguiça. Ao contrário, ela é uma forma abençoada de ação. ( L.C.Lisboa )
O homem não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço que pensa. Não é preciso que o universo inteiro se arme para esmagá - lo: um vapor, uma gota d'água bastam para matá- lo. Mas, ainda que o universo o esmagasse, o homem ainda seria mais nobre do que o que o mata, pois sabe que morre e a vantagem que o universo tem sobre ele; e o universo não sabe disso.
Toda a nossa dignidade consiste pois no pensamento. É dele que devemos depender e não do espaço e duração que não saberíamos conhecer. Trabalhemos, pois, em bem pensar: eis o princípio da moral ( B. Pascal - 1623 - 1662 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário