terça-feira, 12 de março de 2019

Trio Nagô - do Ceará para o Mundo

Evaldo Gouveia ( nascido em 1928 ) , Epaminondas Souza e Mário Alves , formaram o Trio Nagô, genuinamente cearense, numa época em que a música romântica latino - americana , na década de 50 do século passado encontrava - se em alta , colorindo clubes , boates , teatros , rádios e cinemas. 
Tudo teve início com o Trio Los Panchos , oriundo da Cidade de Nova York em 1944 , e integrado por dois mexicanos , Chucho Navarro e Alfredo Gil , e um porto - riquenho, Hernando Avilés Negrán. O trio fez retumbante sucesso nas Américas, influenciando a formação de novos grupos musicais pelo mundo afora.
Um dos hits do Trio Los Panchos :
" Já não estás mais a meu lado, coração/na alma só tenho solidão/e se já não posso ver - te/porque Deus me fez querer -te/para fazer- me sofrer mais/sempre foste a razão do meu existir /adorar - te para mim foi religião/e nos teus beijos eu encontrava /o calor que me brindava /o amor e a paixão /é a história de um amor/como não há outro igual /que me fez compreender/todo o bem , todo o mal/que deu luz a minha vida/apagando - a depois /ai que vida tão escura/sem teu amor não viverei ."
Composição : A História de um Amor , em tradução livre.
No Brasil, logo surgiu por conta dessa onda , o Trio Irakitan, formado por Paulo Gilvan ( voz e afoxé) , Edinho ( violão) , e Joãozinho ( tantã) , oriundo de Natal , no Rio Grande do Norte .
Um dos sucessos do Trio Irakitan:
" Sofre/ a tua dor resignadamente/sofre/como eu sofri por ti também/sofre/ que a dor vai ensinando a gente/amar e um dia querer bem/amei como ninguém te amou , querida/de ti o menor gesto adorei/esquecido da própria vida/perfídia, mandaste em troca/eu não esqueci/das rosas, das orquídeas, das violetas/que eu dava a ti/distraída no ambiente luxuoso em que sempre vivias/tu deixaste que murchassem minhas flores/meu buquê de fantasia/e agora que adoras a quem te magoa/perdoa pelo bem que eu te quis/perdoa e serás feliz /feliz ."
Composição : Perfídia, em tradução livre.
No Ceará surgiu o Trio Nagô nome dado pelo escritor , historiador e jornalista Manuelito Eduardo Campos ( 1923 - 2007 ) . O conjunto fez sucesso em Fortaleza , de onde partiu rumo ao sul maravilha , estrelando nas Rádios Tupi e Nacional.
" Ave Maria no Morro " ; " Boiadeiro " , e , " Jezebel " foram os carros - chefes do Trio cabeça- chata que conquistou a fama. Em seguida vieram outros tantos sucessos. Na época, o Trio Nagô fez uma excursão a Paris onde chegou a gravar dois discos .
Em 1961 começa a "entrar água na canoa " quando um dos componentes do Trio, Mário Alves , se desliga do grupo.
O Trio Nagô ainda atuou até meados de 1974.
Daí em diante , Evaldo Gouveia iniciou carreira - solo , desenhando uma magistral performance como um dos grandes nomes de nossa Música Popular Brasileira . Seu encontro com Jair Amorim gerou uma dupla fértil das mais duradouras de nossa Música.
Mas aí já é outra história!
" Quem duvidar/que duvide/a saudade em meu peito reside/sem querer fui querer/novamente/já fiz tanta oração/ao Senhor eu pedi proteção/humildemente/eu rezei minha prece/saudade , vai, me esquece."
Composição " Prece " , gravada pelo Trio Nagô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário