quinta-feira, 7 de março de 2019



Tríduo Momino na Fortaleza Antiga
Chico Barrâo e Chico Pipiu

"Adeus, adeus/só o nome ficou/adeus Praia de Iracema /praia dos amores/que o mar carregou/quando a lua te procura/também sente saudades/do tempo que passou/de um casal apaixonado/entre abraços e beijos/que tanta coisa jurou/mas a causa do fracasso/foi o mar enciumado/que da praia se vingou." ( Luiz Assunção - 1902 - 1987 ).
A mimosa Fortaleza dos anos 50/60 vivia um mágico momento após a Segunda Guerra Mundial e no tríduo momino esbanjava seu charme nos clubes , boates ,nas ruas com o corso/desfile de blocos.
O som dolente dos maracatus, marcado por robustos triângulos, com suas rainhas, baianas e escravos meneando um bailado rodopiante contagiando a todos :
"Eu vou , eu vou e você não vai/apanhar macaúba no meu balaio/apanhar macaúba no meu balaio/eu vou, eu vou e você não vai ".
Os maracatus Estrela Brilhante ; Rancho de Iracema ; Leão Coroado ; Rei de Paus , faziam a alegria da moçada. 
A Escola de Samba Luiz Assunção era formada apenas pelos componentes da orquestra , sob a batuta do próprio compositor e pianista maranhense.
A Escola De Samba Prova de Fogo exibia seus brincantes ostentando na cabeça um esquisito chapéu de alumínio. 
Pontuava, também, a Turma dos Camarões; A Turma Bamba ; Os Garotos do Frevo , e , o famigerado Cordão das Coca - Colas.
As filhas de Eva que frequentavam a Vila Morena , reduto dos gringos , na Praia de Iracema, eram chamadas de Coca - Colas .
Dizem que foram os cadetes da Escola Preparatória ou da Base Aérea de Fortaleza que criaram tal epíteto, com inveja destas empoderadas criaturas .
No corso , as principais casas alegres , apresentavam suas crias num desfile democrático e dionisíaco: Boate Monte Carlo ; Boate Hollywood; Bar da Alegria; Boate Fascinação; Boate Imperatriz e Boate América.
Havia lugar ,ainda , para aquelas boates que levavam o nome de suas/seus proprietários:
Fanny , Graça, Naninha, Julia Paraibana e Zé Tatá.
A gente de bem escorregava à noite para os clubes sociais : Maguary, Náutico, Diários, Líbano, Comercial , Círculo Militar, Iate, Massapeense e Quixadaense. 
Em bairros distantes pontuavam :
Clube Romeu Martins ; Secai; Terra e Mar ; Tiro e Linha ; Ícaro e General Sampaio .
Nas diversas ruas e praças da cidade , levas de foliões, incluindo "Os papangus " e homens grotescamente vestidos de mulher, em algazarra, faziam um carnaval à parte, o dos sujos, paridos nos distantes arraiais.
Nos dias seguintes a este folguedo onde tudo era permitido, aumentava o faturamento das drogarias: 
Galeno ; Oswaldo Cruz; Pasteur; Artur de Carvalho e , Belém , com a procura de Sal de Fructa Eno, Emulsão Scott; Cibalena , Instantina e Pílulas de Vida do Doutor Ross.
A demanda em busca do enfermeiro/ prático Almeida, no Ambulatório Santa Terezinha ,fazia disparar a venda de Terramicina, Meracilina , Benzetacil, Nitrato de Prata, Mercúrio Cromo e Furacin. 
Era o justiçamento da verdade medieval : 
" Uma noite com Vênus e o resto da vida com Mercúrio ".
"Quanto riso, oh ! Quanta alegria/mais de mil palhaços no salão/Arlequim está chorando pelo amor da Colombina/no meio da multidão/foi bom te ver outra vez/está fazendo um ano/foi no carnaval que passou/eu sou aquele Pierrô/que abraçou, que te beijou , meu amor/na mesma máscara negra/que esconde o teu rosto /eu quero matar a saudade/vou beijar -te agora/não me leve a mal, hoje é carnaval ."
Composição Máscara Negra, da autoria de Zé Keti (1921 - 1999 ).
Quase tudo foi engolido pela voragem do tempo. Apagaram - se as luzes dos clubes sociais, sumiu o corso e , o mais drástico, para os saudosistas do naipe de Chico Barrão e Chico Pipiu, as pensões alegres foram postas ao chão para ceder lugar a horríveis e estéreis estacionamentos.
Barbaridade !
Mas mesmo assim :
Viva Zé Pereira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário