sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

UM ESTILO DE VIDA – SIR WILLIAM OSLER




“Cada pessoa tem uma filosofia de vida em pensamento, palavra ou obra, elaborada em seu interior de forma inconsciente. A vida não é uma rotina atrás da outra. A vida é um hábito, uma sucessão de atos que chegam a ser mais ou menos automáticos.
Para Aristóteles a formação de hábitos é a base da excelência moral. O estilo de vida que os aconselho agora é um hábito que se adquire gradualmente mediante repetição constante durante muito tempo. É a prática de viver somente para o dia, e para o trabalho do dia, vida em compartimentos estanques. A nossa principal tarefa não é ver o que se vislumbra de forma tênue ao longe, senão fazer o que está claramente à mão.
Deixai fora o passado! Deixai que o morto passado enterre seus mortos, sabendo que o passado nos persegue como uma sombra.
Desnudai vossa alma à noite, não por autoexame senão despojando-se, como fazeis com a roupa, dos pecados diários, sejam por ação ou omissão e despertareis como um homem livre, com uma vida renovada.
Mira o céu, se quiseres, porém, nunca o horizonte - nessa direção está o perigo. Ali não estão a verdade, nem a felicidade, nem a certeza, senão falsidades, as fraudes, o curandeirismo, os fogos fátuos que tem decepcionado a cada geração – todos chamam desde o horizonte, e seduzem aos homens que não se contentam com buscar a verdade e a felicidade que salta a seus pés”
Excertos do livro Estilo de Vida e Outros Discursos da autoria de Sir William Osler - 1849-1919; Unión Editorial S.A.
E vamos seguir avançando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário