quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Maimônides : um guia para médicos de verdade.
Para os doutores George Magalhães, Edmar Fernandes e Mayra Pinheiro.






" Todos os seres humanos , pelo fato de viver, filosofam, ou seja, pensam ou tratam de pensar, e ao fazê - lo duvidam e ao duvidar se questionam isto e aquilo ...
Esses meio perdidos que em maior ou menor medida somos todos os seres humanos , requerem um guia de filosofia para recuperar a fé , posto que, fé e razão encontram-se unidas. Ensina tua língua dizer não sei e farás progresso , sem dúvida ".

Maimônides (1135 -1204) junto com outros nomes imortais como Rhazes, Avicena e Averróes ilustraram a antiga medicina árabe.
Segue o juramento de Maimônides para todos médicos de corpos e de almas :

" Ó Deus! , O Senhor formou o corpo humano com uma bondade infinita! O Senhor uniu nele inúmeras forças que trabalham incessantemente como instrumentos a fim de preservar em seu todo esta casa maravilhosa, contendo uma alma imortal, e estas forças atuam com toda ordem, concordância e harmonia inimaginável. Mas se a fraqueza ou paixão violenta perturbam a harmonia, estas forças agem umas contra as outras e o corpo volta ao pó de onde veio.

O Senhor então envia ao homem seus mensageiros, as doenças, que anunciam a aproximação do perigo e pede que ele se prepare para vencê - las. A Eterna Providência me apontou para cuidar da vida e da saúde de Suas criaturas.
Que o amor e a minha arte me deixem agir em todos os momentos, que a minha avareza e a mesquinhez, tanto como a sede da glória ou da reputação, não tomem conta de meus pensamentos, porque sendo inimigos da verdade e da filantropia poderiam me decepcionar e me fazer esquecer da minha meta de aplicar o bem aos Seus filhos.

Enriqueça -me com força de alma e mente, para que ambas estejam prontas para servir ao rico e ao pobre, ao bom e ao mau, amigo e inimigo e que jamais enxergue o paciente sendo como um ser igual, adoecido.
Se médicos mais cultos que eu me aconselhar, me inspirar confiança e obediência, aceito de bom grado, pois o estudo da ciência é maravilhoso. Um só ser não pode enxergar tudo.

Que eu seja moderado em tudo, exceto na sabedoria da ciência; que eu seja insaciável até o ponto certo; permita -me ter sempre a força e a oportunidade de corrigir minhas aquisições, sempre estendendo meu domínio, porque a sabedoria não tem limite e o espírito do homem se estende infinitamente, para que diariamente se enriqueça com novos conhecimentos. Hoje ele pode descobrir os erros de ontem, e amanhã ele pode obter nova iluminação sobre o que ele deu certeza hoje.

Deus , o Senhor me apontou para cuidar da vida e da morte de Suas criaturas; eis -me pronto para minha vocação " .
Francisco José Costa Eleutério, médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário