segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Um Caso Enigmático




O tradicional estabelecimento de saúde localizado na praça da Lagoinha, em Fortaleza acolhia gente vinda dos mais variados rincões do Ceará. Corria o ano de 1976 e uma jovem morena,com corpo de uma escultura grega antiga, buscou atendimento ginecológico naquele hospital.
Queria se submeter a uma cirurgia, mas para isso precisaria de tempo ou de alguém com um bom ouvido /coração para entender o caso. O esculápio dentuça e com cara de menino, deixou a cliente palrar a vontade. Ela contou que nascera de um parto domiciliar numa pequena cidade do sertão central do estado e ali vivera sua infância e adolescência até migrar ,inicialmente, para Fortaleza, de onde sumiu no oco do mundo em busca de novos ares na velha Europa. Ganhara bastante dinheiro e fama na eletrizante vida noturna de Paris, cantando e bailando, feito um mimoso beija - flor do agreste nordestino.


Queria agora realizar um sonho, ou melhor, uma cirurgia para transformar sua genitalia externa masculina em feminina. Já fizera num passado recente, um bem sucedido implante de silicone, turbinando as mamas,mas faltava um complemento definitivo, a retirada do pênis e a confecção de uma vagina. O doutor amorteceu o tranco e pressentiu que aquela parada deveria ser resolvida por gente graúda. Ele iniciou sua fala , engolindo cuspe seco, lamentando o impedimento ético vigente nas leis brasileiras diante do problema de mudança de sexo.
O contra - argumento da jovem foi perturbador e belicoso,num mutismo para ser ouvido à distância : mostrou uma bolsa recheada de notas verdes.

O certo é que uma equipe médica dispôs -se a resolver aquela parada e assim a cirurgia realizou - se em outro nosocomio. O jovem médico ficou de fora da peleja, mas em compensação participou do desfecho daquela refrega : sessenta dias depois da cirurgia, a bela jovem morena da cor de sapoti, cearense/francesa convidou toda a equipe , incluindo o médico com cara de menino, para um jantar de agradecimento em seu apartamento de cobertura na emergente avenida Beira -Mar.
Após várias rodadas de uísque escocês com tira - gosto de lagosta grelhada, surge a pergunta fatal :

Quem seria o candidato sortudo a passar uma " noite de brigadeiro " com aquela dama, para conferir " in loco " , o resultado da cirurgia ?
O jovem cirurgião com cara de menino , declinou, educadamente, do convite, posto que, não participara do ato cirúrgico e, de imediato, escapuliu escada abaixo, feito um bólido.

O cirurgião chefe da equipe alegou de forma veemente, um impedimento por motivo de saúde, pois era portador de grave cardiopatia isquêmica, com mais pontes no peito que a bela Veneza na Itália.
Sobrou a bola pingando, redonda, para o imberbe anestesista que levantou - se de um solavanco, alegando que deixara em casa um filho de um mês e a esposa com uma grave depressão puerperal. E como ele, infiel, consertaria um resguardo quebrado daquela maneira?

Todos os doutores deixaram a arena antes do apito final do árbitro sem atropelar o código de Hipócrates.
Ganharam , contudo, de quebra, a indigesta companhia de um fogo medonho nas entranhas até chegarem em casa , de farol baixo e orelhas murchas.
Hermafrodita : divindade grega híbrida, resultante de um caso de adultério consumado entre Hermes e Afrodite. Uma ninfa chamada Salmacida ao ver um jovem banhar - se num lago , rogou aos deuses que unissem seu corpo ao daquele mancebo. Com o pedido aceito, dali surgiu a figura dupla homem- mulher , o hermafrodita. Depois houve a separação e por isso até hoje um procura a sua outra metade.
A moderna medicina contando com a ajuda de uma equipe multidisciplinar e com uma abordagem holística põe fim ao sofrimento destes filhos de Zeus .

" De que adianta estudar filosofia se não para melhorar o seu pensamento sobre as questões importantes do dia a dia ? " ( Ludwig Wittgenstein )

Nenhum comentário:

Postar um comentário