segunda-feira, 3 de julho de 2017

ANO DE 1917 NO BRASIL



Há cem anos (1917) o operariado e as esquerdas brasileiras de sempre ficaram ouriçadas e babando de prazer pela notícia do eclodir da Revolução Comunista Soviética, que consumiria cerca de vinte milhões de vidas e serviria de modelo para marionetes espalhadas pelo mundo afora. Era o fantasma do comunismo internacional a rondar países distantes, a maioria vivendo em frágeis democracias. O Brasil foi o último rincão a proscrever o escravismo (infelizmente), e em contrapartida, corre o risco de ser o último a abraçar o socialismo (se Deus quiser!).

Em 1917 é assassinado o grande industrial nordestino Delmiro Gouveia (1863- 1917) nascido no município de Ipu, no Estado do Ceará, que de simples tropeiro tornou-se por indômita força de vontade, um industrial de vanguarda. No ano de 1930, funcionários da empresa inglesa “ Machine Cotton” jogaram as máquinas da fábrica de linhas “Estrela” que fora de propriedade de Delmiro Gouveia, nas gargantas da cachoeira de Paulo Afonso numa agressão gratuita e infamante ao “ Rio São Francisco, o Velho Chico” e à imperecível figura do destemido Coronel Delmiro Gouveia.

Oswaldo Cruz (1872- 1917), um cientista brasileiro, no mês de fevereiro de 1917 falece ocupando o primeiro plano no panteão dos grandes vultos da História do Brasil. Oswaldo Cruz pertenceu à Academia Brasileira de Letras e foi nomeado Cavalheiro da Legião de Honra da França.

 Dois compositores, Donga e Mauro de Almeida, registram na Biblioteca Nacional a propriedade intelectual do samba “ Pelo Telefone” , considerado o primeiro na história da Música Popular Brasileira ( MPB):

“O chefe da folia/ pelo telefone manda me avisar/que com alegria/não se questione para se brincar/ai, ai, ai,/é deixar as mágoas para trás, ó rapaz/ai, ai, ai/fica triste se és capaz e verás/tomara que tu apanhe/pra nunca mais fazer isso/tirar amores dos outros/depois fazer teu feitiço/ai, se a rolinha, sinhô, sinhô/se embaraçou, sinhô, sinhô/é que a avezinha, sinhô, sinhô/nunca sambou, sinhô, sinhô/porque este samba , sinhô, sinhô/de arrepiar, sinhô, sinhô/põe perna bamba, sinhô, sinhô/mas faz gozar, sinhô, sinhô/o peru me disse/se o morcego visse/não fazer tolice/que eu então saísse/dessa esquisitice/de disse- não- disse/ah !ah! ah!/aí está o canto ideal, triunfal/ai, ai, ai/viva o nosso carnaval sem rival/se quem tira o amor dos outros/por Deus fosse castigado/o mundo estava vazio/ e o inferno habitado/queres ou não, sinhô, sinhô/vir pro cordão, sinhô, sinhô/é ser folião, sinhô, sinhô/de coração, sinhô, sinhô/porque este samba, sinhô, sinhô/de arrepiar, sinhô, sinhô/põe perna bamba, sinhô, sinhô/mas faz gozar, sinhô, sinhô/quem for bom de gosto/mostre-se disposto/não procure encosto/tenha o riso posto/faça alegre o rosto/nada de desgosto/ai, ai, ai/dança o samba/com calor, meu amor/ai, ai, ai/pois quem dança/não tem dor, nem calor”

Em 2017 o Brasil, lindo e trigueiro, segue deitado em berço esplêndido, rés do chão em meio a porcos, ratazanas, sapos e corvos, num lodaçal asfixiante, como um indigente em fase terminal, apenas, esperando a extrema- unção.

Enquanto isso, “ Coxinhas e Mortadelas” que tanto se digladiaram em vão, hoje, bovinamente, partem para o abate final.

 Sorridentes e confiantes, apenas, os de sempre: políticos malandros, juízes prevaricadores e empresários mafiosos!

Brasil, País do Faturo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário