segunda-feira, 17 de julho de 2017

PEDRO JULIÃO (PAPA JOÃO XXI): MÉDICO PORTUGUÊS


A Idade Média, período histórico que transcorreu entre a queda do Império Romano do Ocidente (476) e a queda do Império Bizantino (1453) no longo espaço de aproximadamente mil anos, permitiu o assentamento do cristianismo, a formação das Cruzadas, a instituição do feudalismo, o ressurgimento da Peste Negra e o luminoso desabrochar das Universidades. A medicina da época medieval constava de uma instigante mescla de superstições, tradições, plantas medicinais e conhecimentos transmitidos pelos antigos gregos e romanos. Muitos acreditavam piamente que as doenças eram castigos de Deus, e a cura só se estabelecia com a intercedência divina. Os pacientes buscavam a cura através de orações ou peregrinando a algum lugar santo, em vez de procurar ajuda médica. A medicina buscou abrigo salvador nos mosteiros.

Por volta de 1213, nasce em Lisboa, Pedro Julião, na freguesia de São Julião, filho do médico Julião Rabelo e de Teresa Gil. O garoto Pedro frequentou a escola da Catedral de Lisboa. Posteriormente seguiu para Paris em busca de aprimorar conhecimentos que o levaram a cursar a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Artes. Na oportunidade conviveu com mestres da estirpe de Alberto Magno (1193- 1280), Roger Bacon (1214- 1292) e Tomás de Aquino (1227- 1274), dentre outros.
Na Universidade de Montpellier entre os anos de 1246 e 1252, Pedro Julião leciona medicina e na Universidade de Paris ensina lógica, dialética, física e metafísica.

Retorna para Lisboa onde ocupa sucessivamente os postos de prior de Mafra, arcebispo de Braga, cônego e deão da Catedral de Lisboa. Em 1261 Pedro Julião mostra-se em Viterbo junto ao Papa Adriano V, cujo pontificado durou apenas 38 dias. Em 1273 é eleito bispo de Braga, porém não toma posse, pois se encontrava fazendo parte do Concílio de Lion. Em 1276, após o falecimento do papa Adriano V, Pedro Julião é eleito papa, assumindo o nome de João XXI. Vive em um momento histórico perturbado com tensões políticas e religiosas. Tenta reunir a Igreja Grega com a Igreja do Ocidente. Continua a batalha com As Cruzadas pela libertação da Terra Santa em poder dos turcos. Foi breve seu pontificado, oito meses, somente, posto que, faleceu em 20 de maio de 1277.
São atribuídas a Pedro Julião, em meio a controvérsias, várias obras de medicina, cabendo maior destaque a Thesaurus pauperum (Tesouro dos pobres) escrito em homenagem ao papa Gregório X e que foi utilizado até os séculos XIV e XV como uma boa fonte de pesquisa clínica.  Um outro texto trata- se de Liber de óculo, um tratado de oftalmologia.

No que diz respeito a obras filosóficas de Pedro Julião, apresenta-se como seu trabalho mais significativo, as Summulae logicales (Súmulas lógicas), uma sistematização da lógica de Aristóteles. Na monumental obra de Dante Alighieri (1265- 1321), A Divina Comédia, Pedro Julião é citado em Paraíso, canto 12, versos 134- 135, não como papa, mas como teólogo e filósofo.

Pedro Julião (papa João XXI), um gênio complexo e multifacetado, passa para a História como o único filho de Hipócrates, no longo caminho do cristianismo a assumir o Trono de Pedro. Faz companhia como português a outros tantos papas: 212 italianos, 17 franceses, 11 gregos,6 alemães, 6 sírios, 3 espanhóis, 3 norte-africanos,2 croatas, 1 português, 1 israelita, 1 inglês, 1 holandês, 1 grego, 1 polaco e 1 argentino.





Nenhum comentário:

Postar um comentário