sexta-feira, 21 de julho de 2017

O BICHO-HOMEM E SEUS MICRÓBIOS EM PERFEITA HARMONIA




O homem, este ser cósmico, minúscula poeira das estrelas é composto de corpo e alma, possuindo os mesmos elementos físico-químicos que formam outros seres vivos que habitam a terra, nossa mãe- Gaia. “ No corpo, há formosura, boa disposição, sanidade, firmeza, integridade, força e desenvoltura; e os seus contrários, fealdade, enfermidade, fraqueza, acanhamento e dor. Na alma, há saber e virtude; e os seus contrários, ignorância e vício” (Juan Luís Vives: 1492- 1540).

Este pujante macróbio, o homem, por dentro e por fora, convive, quase sempre em harmonia com uma miríade de microrganismos, especialmente, bactérias, com a denominação de microbioma humano. Os micróbios vivem aproveitando do homem substâncias que secretamos como nutrientes, ajudam-nos a digerir nossos alimentos e participam de nossas defesas contra infecções várias. A célebre teoria dos germes preconizada por Louis Pasteur (1822- 1895) e Robert Koch (1843- 1910) onde” cada germe, representa uma doença”, desencadeou uma mortífera batalha campal contra os microrganismos, no entanto nos tempos atuais tem sofrido sérios abalos com a descoberta dos benefícios que a grande maioria das bactérias trazem à saúde do homem. Cerca de 99,9% das espécies bacterianas conhecidas são inócuas para os seres humanos. Todas as partes de nosso corpo contêm bactérias. O indivíduo ainda em desenvolvimento dentro do claustro materno vai formar o seu microbioma por ocasião do parto normal quando as bactérias habitantes do canal vaginal ajudam na formação da complexa rede de bactérias defensoras do nosso corpo, especialmente, na pele e no aparelho digestório. O segundo contato de grande monta, do homem com a bactéria, faz-se através da amamentação natural com o aporte de bifidobactérias e de açucares que atuam como prébióticos destes grupos de germes. Ao longo da vida o contato com outros microbiomas fortalecem o nosso sistema imunológico. O uso inadequado de agentes antimicrobianos de largo espectro, gerando germes multirresistentes, pode promover sério desequilíbrio no ecossistema bacteriano levando a riscos desnecessários à saúde humana. Um exemplo claro: a infecção pelo Clostridium difficile que pode levar a morte do indivíduo justamente pela utilização intempestiva de potentes agentes antimicrobianos. Pesquisadores da Universidade de Colorado estudaram a reparação da microbiota intestinal com o emprego da terapia microbiana (transplante microbiano fecal - TMF-) obtido de portador são mediante o lavado de fezes. A efetividade real obtida com tal singular e estranha terapia chega a 90% de sucesso.

Muitas desordens que perturbam a saúde humana ao longo da vida dizem respeito a desarmonia de nosso corpo com o seu microbioma, traduzidos como doenças autoimunes, alergias, obesidade, diabetes, síndrome do intestino irritável, aterosclerose e artrites, dentre outras. Deste modo os estudos sobre o microbioma


humano poderão servir de fatores preponderantes na erradicação de enfermidades, tudo isso, sem causar danos à saúde do bicho-homem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário