sábado, 10 de dezembro de 2016

PECADO CAPITAL




Dinheiro na mão é vendaval, é vendaval/na vida de um sonhador, de um sonhador/quanta gente se engana/ e cai da cama/com toda a ilusão que sonhou/e agrandeza se desfaz/quando a solidão é mais/alguém já falou.../mas é precisoviver/ e viver não é brincadeira não/quando o jeito é se virar/cada um trata de si/irmão desconhece irmão/e aí!/dinheirona mão é vendaval/dinheiro na mão é solução / e solidão !”          Letra de Pecado Capital de autoria de Paulinho da Viola.
Faz pouco, a mídia de Pindorama divulgou uma estrambótica lista com o cognome ou a alcunha de certos indivíduos: Caju, Justiça, Índio, Babel, Bitelo, Primo , Caranguejo , Polo , Ferrari , Botafogo , Las Vegas , Campari , Cerrado , Gripado , Todo Feio , Corredor , Gremista , Tuca , Misericórdia , 

Decrépito , Boca Mole , Kimono e Missa .
O grande filósofo do cotidiano Millôr Fernandes (1923- 2012) disseca as palavras dinheiro e políticos com a sua verve carioca e seu típico toque de gênio da raça:
“ O dinheiro fala. E também manda calar a boca “
“ O dinheiro não tem pátria, como dizia o sujeito depois de vender a sua “
“ Deus fez o sol. O demônio inventou o dinheiro que brilha muito mais “
“ O dinheiro não traz felicidade. Mas leva “
“ O dinheiro não traz felicidade. Ou melhor: o Cruzeiro não traz felicidade. O Dólar, traz “
“ Energia nuclear? Você acha? Armas químicas? Não senhor; o dinheiro ainda é a mais violenta das invenções humanas”

O dinheiro é tudo.Ele é a fonte de todo o bem. Faz dentes mais claros, olho mais azul, amplia a dignidade individual, aumenta a popularidade, produz amor e paz espiritual e, quando tudo falha, paga o psicanalista “

“ O dinheiro é aquilo que o trabalhador ganha com o suor de seu rosto, os estroinas esbanjam nas boates, o economista pensa que que é ciência, os banqueiros emprestam a juros. É o que corrompe como suborno e redime como filantropia. É o talento dos ricos, o legado dos que partem para sempre, o objetivo dos ladrões,o poder do capitalismo. E se não traz felicidade pelo menos não acrescenta à infelicidade a infelicidade de não ter dinheiro “
E, para finalizar, sobre os políticos:

“ A diferença entre a galinha e o político é que o político cacareja e não bota o ovo “
“ Esses políticos todos andam tão ocupados com salvar o país que que nem têm tempo de ser honestos “
“ Político profissional jamais tem medo do escuro. Tem medo é da claridade “
Senhor , olhai para Pindorama, onde os Três Poderes abraçados seguem , sem volta , rumo ao despenhadeiro !






Nenhum comentário:

Postar um comentário