segunda-feira, 31 de agosto de 2020

 Nora Ney, Bossa e Dor de Cotovelo

Iracema Ferreira Maia ( Nora Ney ) - 1922 a 2003 - nasceu no Rio de Janeiro. Na tenra infância recebeu um violão de presente de seu pai. Ainda jovem tomou contato com uma turma pesada do iniciante Movimento Bossa Nova : o cantor e músico Dick Farney (1921 - 1967), o pianista Johnny Alf ( 1929 - 2010), e o cantor Lúcio Alves ( 1927 - 1993).
Um bom começo, sem dúvida.
Cantava , na época, um repertório de músicas estrangeiras e ganhou o nome de Nora Ney do compositor Haroldo Barbosa (1915 - 1979 ). Até alcançar o primeiro sucesso peregrinou por programas de rádio e por boates.
Em 1952 lançou pela Continental a música "Menino Grande", da autoria do pernambucano Antônio Maria ( 1921 - 1964 ) :

" Eu gosto tanto do carinho que ele me faz
Faz tanto bem o beijo que ele me traz.
As horas passam , ligeiras , felizes
Sem a gente sentir.
Ele está ao meu lado , com o corpo cansado
Precisa dormir.
Dorme , menino grande
Que eu estou perto de ti
Sonha o que bem quiseres
Que eu não sairei daqui.
Oh vento, não faz barulho
Meu amor está dormindo
E o mar não bata com força
Porque ele está dormindo.
Dorme , menino grande
Que eu estou perto de ti.
Sonha o que quiseres
Que eu não sairei daqui "

Em seguida veio o memorável "Ninguém me Ama" , da autoria dos pernambucanos Antônio Maria (1921 - 1964) e Fernando Lobo (1915 - 1996).

" Ninguém me ama, ninguém me quer
Ninguém me chama de meu amor.
A vida passa, e eu sem ninguém
E quem me abraça, não me quer bem .
Vim pela noite tão longa de fracasso em fracasso
E hoje descrente de tudo me resta o cansaço
Cansaço da vida, cansaço de mim
Velhice chegando e eu chegando ao fim".

No ano de 1953 , Nora Ney continuou na mesma linha , " a fossa" , com a musica "De cigarro em cigarro " da autoria de Luís Bonfá (1922 - 2001) :

"Vivo só, sem você
Mas não posso esquecer
Um momento sequer
Vivo pobre de amor
À espera de alguém
Esse alguém não me quer
Vejo o tempo passar
E o inverno chegar
Só não vejo você
Se outro alguém em meu quarto bater
Eu não vou atender
Muitas noites perdi
Muitas noites passei
Sem poder esquecer
De cigarro em cigarro olhando a fumaça
No ar se perder" .

Em 1956 grava outro grande sucesso , desta feita da autoria do baiano Dorival Caymmi ( 1914- 2008 ), " Só Louco ":

"Só Louco
Amou como eu amei
Só louco
Quis o bem que eu quis
Oh ! Insensato coração
Por que me fizeste sofrer
Por que de amor para entender
É preciso amar
Porque
Só louco "

Em 1958 , Nora Ney lança o sucesso carnavalesco " Vai mesmo" , da lavra do mineiro Ataulfo Alves (1909 - 1969):

"Vai , vai mesmo
Eu não quero você mais nunca mais
Tenha a santa paciência
Ponha a mão na consciência
Deixe - me viver em paz

Sai de vez do meu caminho
Dê a outro seu carinho
Me abandone , por favor, ai que dor
Você machucou meu peito
Não tem mais o direito
De mandar no meu amor ".

Nora Ney participou de vários filmes : " Carnaval na Atlântida " ; "Os três recrutas" ; "Carnaval em Caxias"; " Malandros em quarta dimensão "; " Guerra ao samba " , dentre outros.

Nora Ney casou - se bem jovem e desta união teve dois filhos: Hélio e Vera Lúcia, esta, futura Miss Brasil , em 1963. Após um desquite , Nora Ney , uniu - se ao cantor Jorge Goulart (1926 - 2012 ) com quem viveu harmoniosamente até o fim de seus dias. Ambos , após 1964 , passaram longa temporada no exterior, em países comunistas da Europa , onde divulgaram a nossa música popular.
Nora Ney partiu rumo às nuvens do divino no dia 28 de outubro de 2003 , no Rio de Janeiro.

A imagem pode conter: 1 pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário