sexta-feira, 4 de setembro de 2020

 Tango El Choclo

Para o mestre Josias Cavalcante

Em 1959 , um adolescente, sob a tênue luz de um poste na rua Rodrigues Júnior, em Fortaleza, se deliciava ouvindo um tango - El Choclo - na voz de veludo do gigante de ébano americano Nat King Cole ( 1919 - 1965 ). Ao longo da vida a tradução daquele portunhol enviesado presente neste tango deu bastante trabalho , pois tratava - se do " lunfardo " uma linguagem própria utilizada em bairros boêmios de Buenos Aires da época , e popularizado por Carlos Gardel ( 1890 - 1835 ) .
Segue uma tradução livre do Tango El Choclo, da autoria de Ángel Villoldo composto em 1903 , e renovado em 1947 por Enrique Santos Hiscepolo.

" Com este tango que é sarcástico e zombeteiro/se matou duas asas à ambição do meu subúrbio/com este tango , nasceu o tango como um grito/saiu da sórdida periferia buscando o céu/feitiço estranho de um amor como cadência/que abriu caminhos sem mais lei que sua esperança/mistura de raiva , de dor, de fé, e de ausência/chorando na inocência de um rítmo brincalhão/

Por teu milagre de notas agoreiras/nasceram sem censuras as damas da noite e as rameiras/lua nos charcos, malícia nas cadeiras/e uma ânsia feroz nas maneiras de querer/Ao evocar - te...tango querido/sinto que tremem as lajotas de um bordel/e ouço ressoar o meu passado/hoje que não tenho mais minha mãe/sinto que chegas nas pontas dos pés para beijar - me/quando seu canto nasce ao som de um bandonéon /

Como um espantalho se fez ao mar com sua bandeira/ e misturou Paris com Ponte Alsina/fostes padrasto do cafetão e da piranha/e até madrasta de balcão e da garota/por sua elegância, tiras, bêbados e miseráveis/ fizeram côro ao nascer sobre seu destino/rabo de galo, amarelinha , cachaça/que ardeu nos cortiços e ardeu em meu coração/Tango querido... tango argentino.../sinto que chegas nas pontas dos pés para beijar- me/quando seu canto nasce ao som do bandoneón "

El Choclo traz referência à cor dourada de uma espiga de milho em comparação com os cabelos louros de alguém.
Carlos Gardel (acidente de aviação) e Nat King Cole ( câncer) "se encantaram" cedo , aos 45 anos de idade , para cantarem em outros lugares do multiverso.

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

Nenhum comentário:

Postar um comentário