quarta-feira, 29 de abril de 2020

Atena , Minerva , Quimera
Minerva era ao mesmo tempo a deusa da sabedoria e da guerra. Mas não da guerra sangrenta e sem propósito. Patrocinava o combate justificado, feito com inteligência ou motivado por um ideal honroso. Era também chamada de Palas Atena pelos antigos gregos.
Seu pai , Zeus, senhor de todas as coisas, havia sido alertado de que seria destronado por um filho gerado por sua amante, Métis. Zeus engoliu sua amante com o filho na barriga. No nascimento, a deusa Minerva ( Atena) saiu completamente desenvolvida , senhora de si e armada da cabeça aos pés. Graças à sua sabedoria , a guerreira Atena jamais foi derrotada numa batalha , tomando sempre o partido daqueles que lutavam pelas causas justas ou honradas. Nessas condições, auxiliou heróis famosos como Hércules, Ulisses e Aquiles.
Atena adquiriu um magnífico cavalo alado , Pégaso, que serviu para matar um monstro, Quimera , um híbrido de leão, cabra e serpente - que espalhava chamas pela boca e ventas - , cuja vida era dedicada a levar destruição e morte por onde passava. Assim Minerva travou o bom combate , como deusa da razão, protetora dos sábios e estudiosos. Uma coruja , era trazida sobre um dos seus ombros , simbolizando conhecimento, sabedoria.
Excertos do Livro Mitologia ao Alcance de Todos , da autoria de Alexandre A. Mattiuzzi, Editora Nova Alexandria, São Paulo , 2000.
Existe uma maneira de contribuir para a mudança. NÃO se resignar !

Nenhum comentário:

Postar um comentário