segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

TRIO LOS PANCHOS



“Já não estás mais a meu lado, coração/na alma só tenho solidão/e se já não posso ver-te/porque Deus me fez querer-te/para fazer-me sofrer mais/sempre foste a razão do meu existir/adorar-te para mim foi religião/e nos teus beijos eu encontrava/o calor que me brindava/o amor e a paixão/é a história de um amor/como não há outra igual/que me fez compreender/todo o bem, todo o mal/que  deu luz a minha vida/apagando-a depois/ai que vida tão escura/sem teu amor não viverei”
Composição A História de um Amor, gravada pelo Trio Los Panchos.

A música popular hispano-americana do século XX foi marcada pelo romantismo do Trio Los Panchos, que teve origem na cidade de Nova York em 1944, no Teatro Hispânico, interpretando música rancheira mexicana. Em sua composição inicial haviam dois mexicanos, Chucho Navarro e Alfredo Gil, e um porto-riquenho, Hernando Avilés Negrón. Em 1948 o Trio Los Panchos faz sua primeira viagem ao Brasil onde permaneceu por cerca de três meses. Deu-se início a época de ouro desse conjunto vocal que conquistou plateias em Cuba, Porto Rico, Venezuela, México, e Estados Unidos. O Trio teve participação em 35 películas cinematográficas ao longo de sua trajetória, e que findou no ano de 1999. Foram vendidos milhões de cópias de seus discos de 78 RPM e álbuns LP, onde constam um legado de, aproximadamente, 1.100 canções.

“Não... eu não devo pensar que te amei/é preferível esquecer que sofri/não... não concebo que tudo acabou/que este sonho de amor terminou/que a vida nos separou, sem querer/caminhemos, talvez nos vejamos depois/esta é a rota que estava marcada/sigo insistindo em teu amor/que se perdeu no nada/ai, vivo caminhando/sem saber onde chegar/talvez /caminhando a vida nos volte a juntar/não, não, não, não”
Caminhemos, composição original do carioca Herivelto Martins (1912- 1992), lançada em 1947, no auge de um drama sentimental, que saiu das quatro paredes para comover a nação, entre Herivelto Martins e a cantora Dalva de Oliveira (1917- 1972). Essa versão acima da música, é a tradução livre do espanhol, gravada pelo Trio Los Panchos. Segue abaixo a letra original da composição Caminhemos.

“Não, eu não posso lembrar que te amei/não, eu preciso esquecer que sofri/faça de conta que o tempo passou/e que tudo entre nós terminou/ e que a vida não continuou pra nós dois/caminhemos, talvez nos vejamos depois/vida comprida, estrada alongada/parto à procura de alguém, à procura de nada/vou indo, caminhando sem saber onde chegar/talvez que na volta, te encontre no mesmo lugar”.
O Trio Los Panchos influenciou com sua estupenda performance a criação de vários conjuntos vocais ao redor do mundo. No Brasil se destacaram:
 Trio Irakitan: formado por Paulo Gilvan (voz e afoxé) Edinho(violão) e Joãozinho (tantan), e que teve origem em Natal, no Rio Grande do Norte, na década de 50. A primeira perda dolorosa do trio deu-se com a precoce morte de Edinho, nos anos 60. Irakitan, em tupi, significa verde mel ou doce esperança. O Trio Irakitan gravou cerca de 50 discos.
Trio Nagô: formado pelos cearenses Evaldo Gouveia, Mario Alves e Epaminondas de Sousa.

“Saberá Deus , se tu me queres ou me enganas/como não adivinho/seguirei pensando que queres/tão-somente a mim/não tenho direito na realidade/para duvidar de ti, para não viver feliz/porém eu pressinto que não estás comigo/mesmo estando aqui/saberá Deus, ninguém sabe nunca nada/morrerei de pena se este amor fracassar, ainda mais/por meu engano/ e devo estar louco para atormentar-me/sem haver razão , porém vou lutar/até arrancar esta ingrata mentira/ de meu coração”
Composição Saberá Deus, gravada pelo Trio Los Panchos.
“Tanto tempo desfrutamos deste amor/nossas almas se achegaram tanto assim/que eu guardo teu sabor/porém, tu levas também, o sabor de mim/se negares minha presença em teu viver/ bastaria abraçar-te e conversar/tanta vida eu te dei/ que por força tem já, o sabor de mim/não pretendo, ser teu dono/não sou nada e não tenho pompa/de minha vida dou o melhor/sou tão pobre que outra coisa posso dar/passarão mais de mil anos, muito mais/eu não sei se existe , a eternidade/porém além, tal como aqui/ em tua boca levarás o meu sabor”
Composição Sabor de Mim, gravada pelo Trio Los Panchos.

“Contigo aprendi/que existem novas e melhores emoções/contigo aprendi/a conhecer o mundo novo de ilusões/e aprendi/que a semana tem mais de sete dias/a fazer maiores minhas alegrias/e a ser ditoso, eu contigo aprendi/contigo aprendi/a ver a luz do outro lado da lua/contigo aprendi/que a tua presença não a troco por nenhuma/aprendi/que pode um beijo ser mais doce e mais profundo/que posso ir amanhã mesmo deste mundo/as coisas boas contigo já vivi /e contigo aprendi/que eu nasci no dia em que te conheci”

Composição Contigo Aprendi, gravada pelo Trio Los Panchos.
Ponto final!





Nenhum comentário:

Postar um comentário