quarta-feira, 18 de outubro de 2017



DIA DO MÉDICO – UMA LEMBRANÇA: 2017


Desde o primeiro vagido de dor do homem nas cavernas, perdido nos desvãos do mundo pretérito surge em cena a figura do sanador, xamã, sacerdote e, por fim, do médico.
Hoje, após peregrinar por ínvios caminhos, evidencia-se um cidadão de branco, imbuído do ideal supremo de mitigar dores, curar feridas, lancetar tumores, amenizar angústias e salvar vidas de seus queridos irmãos de jornada terreal. Apenas isso e, no entanto, um mundo de quefazeres.
O exercício da medicina, a despeito de tanta controvérsia, faz-se uma ciência/ arte, e não um comércio; uma vocação, e não um negócio; um sublime ofício onde sempre o coração emanará a derradeira ordem.
Àqueles irmãos de jaleco branco, cuidadores das dimensões físicas, mentais e espirituais das pessoas, nossa mensagem de sincero apoio e veraz respeito. Tenhamos todos a certeza plena que a ciência nos faz fortes, porém, não necessariamente melhores. O humanismo é quem nos oferta a compreensão do homem em suas aspirações e misérias, ensejando a valorização do que é bom, do que é belo e do que é justo na vida.
Lutemos todos irmanados pelo fim das desigualdades, frutos do egoísmo e da rapina, incrustados no seio de alguns seres humanos, para enfim assistir:
A liberdade de viver sem temor,
A liberdade de viver sem carências,
A liberdade para viver com dignidade.
A equidade em saúde deve ser vista como o ar, que nos pertence a todos!
Queridos colegas, sempre será um privilégio contar na faina diária com suas ricas presenças, compartilhando saberes e sorvendo lições dos senhores, de como viver uma vida direcionada a compaixão de todos os seres sencientes, razão maior de nossa passagem por este mundo.
Parabéns, doutores, pelo seu dia, e que Deus lhes abençoe e guarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário