segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O PIONEIRO EUCLYDES PINTO MARTINS


Euclydes Pinto Martins (1892 – 1924) nasceu na cidade de Camocim , no interior do Ceará , em 15 de abril de 1892 . Seus pais foram Antônio Pinto Martins e Maria do Carmo Araújo Martins. Euclydes foi o primogênito de um casal que gerou 15 rebentos, algo comum para a época e local de ocorrência ( Nordeste brasileiro ). Cedo a família transfere-se para a vizinha cidade de Macau, no Rio Grande do Norte onde Euclydes toma contato com as primeiras letras na Escola Pública e em seguida, na cidade de Natal frequenta os colégios Americano e Atheneu Norte- Rio-Grandense . Em 1909 segue o jovem cearense a sina de  “judeu errante “ migrando no paquete “ Rio de Janeiro “ rumo aos Estados Unidos da América , estabelecendo- se em Nova Iorque. Estuda e trabalha como estagiário na Baldwin Locomotive Works, uma fábrica de vagões. Em 1911 gradua-se em Engenharia Mecânica e logo regressa ao Brasil, já casado com uma americana, Maria Gertrudes McMullan . Faz um pouso rápido em Fortaleza e segue para Natal, no Rio Grande do Norte, para trabalhar como engenheiro da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas. Euclydes torna-se pai de uma garota, Ceres, no ano de 1914, que mais adiante, em 1945 perderia a vida , junto com o esposo em um desastre ade avião em Porto Rico. No ano de 1918 Euclydes fica viúvo e retorna para a América do Norte.  Dois anos depois contrai matrimônio com Adelaide Sullivan que lhe presenteia com uma filha, Adelaide Lillian.
Euclydes Pinto Martins sonha percorrer a mesma saga de outros aventureiros brasileiros : Bartolomeu Lourenço de Gusmão (1685- 1724 ) , o “ padre voador “ que alçou voo num balão , no século XVIII ; e Alberto Santos Dumont (1873- 1932 ) que em 1906 com o seu aparelho “ 14 Bis “ contornou a Torre Eiffel , em Paris .
Em 1922, o Almirante Gago Coutinho ( 1869 -1959 ) e o Capitão- de -Fragata Sacadura Cabral( 1881 -1924 )  fazem a travessia no hidroavião “ Lusitânia “,  de Portugal ao Brasil  em 19 dias . Nesta época , o cearense Euclydes Pinto Martins planeja realizar  um“ Raid New York – Rio de Janeiro “ com um hidroavião denominado Sampaio Correia . Decola o voo em 17 de agosto de 1922 , sendo interrompido por queda , próximo a ilha de Cuba , cinco dias depois . Nova partida em 04 de setembro de 1922 e chegada em 01 de dezembro  ao estado do Pará e finalmente em Camocim , terra natal de Euclydes  . Apenas em 9 de fevereiro de 1923 o hidroavião sobrevoa a Baía de Guanabara .  A tripulação assim era constituída: piloto ( Walter Hinton ) , co-piloto ( Euclydes Pinto Martins ) , mecânico (John Edward Wilshusen ) , jornalista ( George Thomas Bye ) e cinegrafista  (John Thomas Baltzell ). A recepção aos heróis argonautas foi apoteótica contando com diversas autoridades, incluindo o mítico Alberto Santos Dumont.
Pouco depois do retumbante sucesso , instalou-se uma brutal ressaca e um incômodo esquecimento deste heroico feito. Euclydes bandeou-se para a iniciante prospecção de petróleo e nada conseguiu de proveito.
Em 12 de abril de 1924, Euclydes Pinto Martins, em meio a um quadro de tenaz depressão foi encontrado morto com um tiro na cabeça, aos 31 anos de idade. Em 1932, Santos  Dumont, também vivenciando a mesma morbidade psiquiátrica, pôs fim a sua existência através de enforcamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário