sexta-feira, 8 de abril de 2016


JOUBERT DE CARVALHO: MÚSICA E MEDICINA

Joubert Gontijo de Carvalho (1900- 1977) nasceu na cidade de Uberaba em Minas Gerais. Filho do fazendeiro Tobias de Carvalho e de dona Francisca Gontijo de Carvalho. Aos nove anos de idade o garoto Joubert tomou contato íntimo com o piano. Sua primeira composição musical data de 1913 com uma valsa denominada “ Cruz Vermelha “. Morando com a família em São Paulo, frequentou o Ginásio São Bento. Em 1920 já no Rio de Janeiro, Joubert inicia seu curso superior em uma Faculdade de Medicina. Em 1925 defende a Tese de Conclusão de Curso (TCC) com o sugestivo título: “ Sopros Musicais do Coração “. Compartilhar música e medicina nunca constituiu uma tarefa fácil. Muitos tentaram e ficaram à beira do caminho como o cearense Antônio Carlos Belchior (1946) e o carioca Noel Rosa (1910 – 1937).

Cantores famosos como Gastão Formenti , Francisco Alves , Orlando Silva , Carlos Galhardo , Silvio Caldas e Carmen Miranda ajudaram a propagar as músicas que saiam em profusão do “ ouvido interno “ de Joubert de Carvalho . A ele, também, se agregaram grandes compositores como o poeta Olegário Mariano (1889 – 1858) e David Nasser (1917- 1980), dentre outros.

“ Eu não quero outra vida / pescando no rio de Jereré /tenho peixe bom/ tem siri patola/ que dá com o pé /quando no terreiro/ faz noite de luar/ e vem a saudade me atormentar/eu me vingo dela /tocando viola de papo pro ar/ se ganho na feira/ feijão, rapadura /pra que trabalhar/sou filho de homem/ e o homem não deve / se apoquentar “.  Música “ De papo pro ar “ do ano de 1931.

“ Taí , eu fiz tudo pra você gostar de mim /Ah ! meu bem, não faz assim comigo não /você tem , você tem que me dar seu coração ! / meu amor , não posso esquecer/ se dá alegria faz também sofrer /a minha vida sempre foi assim/ só chorando as mágoas que não têm fim /  essa história de gostar de alguém/ já é mania que as pessoas têm / se me ajudasse Nosso Senhor/ eu não pensaria mais no amor “ .  Letra da marchinha “Pra você gostar de mim “ do ano de 1930. Esta foi uma das 28 músicas de Joubert de Carvalho que Carmen Miranda gravou ao longo de sua curta, mas brilhante trajetória de cantora e atriz.

Em 1932 Joubert de Carvalho compõe “ Maringá “ gravada por Gastão Formenti , tornando- se um clássico do cancioneiro popular. Comenta-se que tal música foi feita por encomenda para agradar ao político e escritor José Américo de Almeida (1887- 1980), autor do clássico romance “ A Bagaceira “ .

“ Foi numa leva que a cabocla Maringá / ficou sendo a retirante que mais dava o que falar/ e junto dela veio alguém que suplicou / pra que nunca se esquecesse de um caboclo que ficou /Maringá , Maringá /  depois que tu partiste/ tudo aqui ficou tão triste / que eu garrei a imaginar /Maringá , Maringá /para haver felicidade / é preciso que a saudade vá bater noutro lugar /Maringá , Maringá / volta aqui pro meu sertão /pra de novo o coração / de um caboclo sossegar /antigamente uma alegria sem igual /dominava aquela gente da cidade de Pombal/mas veio a seca , toda chuva foi embora / só restando então as águas dos meus olhos quando choram “ 

Nas décadas de 60 e 70 Joubert de Carvalho continuou sua reta lida de curador de almas e produzindo músicas com regularidade. O mercado fonográfico, contudo, encontrava- se interessado num outro tipo de gênero (Rock e MPB). Que pena!

“ Foi num dia de tristeza/ que a cidade abandonei / sem saber o que fazer / na esperança de encontrar / pela vida , algum prazer/alegria em algum lugar / lá no alto da Tijuca /tem um sítio bem florido /onde agora estou morando / com os pássaros em festa / de galho em galho cantando / lá dentro , pela floresta / minha casa é tão bonita / que dá gosto a gente ver / tem varanda , tem jardim/ ainda agora estou esperando / uma rede para mim / a embalar de quando em quando / minha casa é uma riqueza / pelas joias que ela tem / minha casa aqui tem tudo / tanta coisa de valor / minha casa não tem nada / vivo só , não tenho amor “

Música “ Minha Casa “ de Joubert de Carvalho.

O legado de Joubert de Carvalho vai permanecer por muito tempo como exemplo de uma vida regular dedicada à difícil arte hipocrática em perfeita conjunção com o efervescente mundo da música e da boemia .

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário