quinta-feira, 3 de setembro de 2015

VITAL BRAZIL MINEIRO DA CAMPANHA

Vital Brazil Mineiro da Campanha veio ao mundo no dia 28 de abril de 1865, no município de Campanha  , no estado de Minas Gerais . Seus pais foram, José Manoel dos Santos Pereira Junior, um caixeiro – viajante  , e , Mariana Carolina Pereira de Magalhães . Uma explicação para tão estrambótico  nome : Vital era o nome do santo do dia ; Brazil , em homenagem ao país que à época grafava –se com “ z “ ; Mineiro , por conta do estado onde nasceu ; e , Campanha , referente à sua cidade natal . Tudo isso , em decorrência de uma desavença familiar . O casal José e Mariana teve ao todo 8  filhos .

Vital Brazil passou sua infância nas cidades interioranas de Campanha   , Itajubá e Caldas e exerceu atividades laborais desde a tenra idade de 9 anos para ajudar no sustento da casa . Migrou para São Paulo com a família , aos 15 anos de idade , onde prosseguiu estudando e trabalhando , com o firme propósito de tornar –se médico . Frequentou a Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro e gradou- se no ano de 1891 , com a idade de 26 anos , defendendo a tese de doutoramento denominada “ Funções do Baço “ .

Retornou ao estado de São Paulo onde trabalhou nas cidades de Rio Claro , Jaú , Leme e Pirassununga no combate a endemias , como , febre amarela , cólera e varíola . . Em 1892 contraiu núpcias com Maria da Conceição Philipina de Magalhães que lhe contemplou com 12 filhos , dos quais 9 chegaram à idade adulta . Em 1896 , trabalhando em Botucatu , no interior de São Paulo , impressionou-se com o elevado índice de acidentes causados por animais peçonhentos  . Em 1899 , Vial Brazil passou a se dedicar ao estudo de fabricação de soro antiofídico , instalando um laboratório na fazenda Butantã , e que posteriormente transformou no eficiente Instituto Butantã , especializado na fabricação de soro antiofídico . Por essa época o pesquisador francês Albert Calmette ( 1863 – 1933 ) , chefiando um laboratório Pasteur conseguira  êxito no fabrico de um antídoto para o veneno de cobras najas. Vital Brazil aprofundou estas pesquisas ampliando o estudo para as espécies jararaca e cascavel . Com isso conseguiu reduzir pela metade o número de mortes em decorrência de tais acidentes .

Vital Brazil ficou viúvo em 1913 e novamente casou – se em 1920 com Dinah Carneiro Vianna gerando mais 9 filhos , completando assim uma prole numerosa de 18 filhos .

O Instituto Butantã tornou- se uma referência na produção de vacinas para animais peçonhentos e , também , criou um modelo de escola de alfabetização de crianças e adultos em áreas rurais , desempenhando importante papel social num país gigante e deficiente em instrução , à época .




Vital Brasil usava como lema “ Veritas Super Omnia “ , ou seja , A verdade Acima de Tudo . Faleceu no dia 8 de maio de 1950 , no Rio de Janeiro , aos 85 anos de idade , ainda na direção do Instituto Vital Brasil , um centro  de pesquisas biológicas fundado em Niterói , em sua homenagem . Pelo Projeto de Lei 1604/ 2003 do Congresso Nacional , o nome do cientista Vital Brazil entrou para o Livro dos Heróis da Pátria , que se encontra no Panteão da Democracia , no subsolo da Praça dos Três Poderes ,  em Brasília .

Nenhum comentário:

Postar um comentário