sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O GÊNIO DE RUI BARBOSA
 
“ De tanto ver triunfar as  nulidades  ,
De tanto ver prosperar a desonra ,
De tanto ver crescer a injustiça ,
De tanto ver agigantarem – se os poderes
Nas mãos dos  maus ,
O homem chega a desanimar
Da verdade   ,
A rir – se da honra , a ter vergonha de ser honesto “ .
Rui Barbosa ( 1849 – 1923 ) , político , jornalista , advogado , diplomata , nascido na Bahia , foi fundador da Academia Brasileira de Letras e seu presidente entre os anos de 1908 e 1919 . Não há como não lembrar do  sentimento patriótico do grande gênio baiano quando assistimos ao debacle dos três poderes da República de Pindorama , irmanados e seguindo perigosamente  para a beira do precipício . Como admitir como  normais  , fatos escabrosos , a nossa volta , quase a nos implorar , de joelhos ,  um temerário golpe . Há que se  aplicar , o mais rápido possível , um amargo e poderoso  remédio  à nação moribunda , se é que ainda se dispõe de tempo .
Como o que dá pra rir , dá pra chorar , segue um relato picaresco acerca de nosso cultor da “ última flor do lácio , inculta e bela “   , Rui Barbosa  :
A lenda reza que o nobre Rui , percebeu um barulho algo estranho no quintal de sua casa . Dirigindo – se para lá , deu de cara com o amigo - do - alheio tentando pular o muro com uns patos debaixo do braço . Assim se expressou  Rui : - “ Oh , bucéfalo anácrono ! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes , mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação , levando meus ovíparos à sorrelfa  e à socapa . Se fazes isso por necessidade , transijo ; mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado , dar – te –ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga , e o farei com tal ímpeto que te reduzirei  à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada “ . E o larápio  , completamente confuso , pouco entendendo o que ouviu  , diz : “ E aí , Doutor , eu levo ou  deixo os patos ? “ .
Que não sejamos nós  , os inocentes “ patos “ nas afanosas mãos de “ conspícuos “ servidores da nação verde – amarelo ! .

Nenhum comentário:

Postar um comentário