sábado, 5 de setembro de 2015

OSWALDO CRUZ   –   CIENTISTA E HIGIENISTA

Oswaldo Gonçalves Cruz   , Cientista , Médico e Higienista brasileiro , nasceu em 5 de agosto de 1872 , na cidade de São Luiz do Paraitinga  , no interior do estado de São Paulo . Seus pais foram  ,  Bento Gonçalves Cruz ( médico ) e Amália Taborda Bulhões Cruz . Sabe – se que , Bento , cedo ficou órfão e , por conta disto , teve dificuldades em concluir seus estudos .  Quando acadêmico de medicina , Bento foi convocado pelo governo para integrar o corpo de “ Voluntários da Pátria “ na Guerra do Paraguai . No dia da partida  , foi contido por seus familiares e perdeu a hora de saída da embarque .  Bento corre para o cais e com a ajuda de barqueiros consegue alcançar o navio  ,  onde é alçado a bordo sob merecida ovação . Bento voltou da guerra  ,  são e condecorado .
Com apenas 14 anos de idade , o jovem Oswaldo Cruz ingressa na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro . Em 08 de novembro de 1892 , morre Bento Gonçalves , no mesmo dia em que o filho , Oswaldo Cruz , conclui seu curso de medicina .  Sua tese de doutorado foi  “ A veiculação microbiana pelas águas “ . Em 1893 , Dr. Oswaldo casa – se com Emília Fonseca , filha de um rico comendador , que o encaminha para aprimorar seus estudos na área de microbiologia em Paris , capital mundial da cultura , onde viviam figuras como ,Maupassant , Debussy , Renoir , Monet e Anatole France . Em 1895 , em visita de cortesia ao Brasil , o navio italiano “ Lombardia “ com tripulação de 340 pessoas , perde 234 almas para a febre amarela . Uma tragédia e um  vexame ! .
Entre 1896 e 1899  , Oswaldo Cruz  realizou estudos no famoso Instituto  Pasteur , onde viria receber , por conta de trabalhos elaborados  em toxicologia , elogiosas referências de sábios como , Metchnikoff e E. Roux .
De volta ao Brasil  , em agosto de 1899 , o  Dr. Oswaldo abre consultório particular e assume a direção do Serviço de Saúde Pública a convite do Presidente da República , Dr. Rodrigues  , onde passa a conviver com os cientistas Vital Brazil ( 1865 – 1950 )  e Adolpho Lutz ( 1855 – 1940 ) .  
Em 25 de maio de 1900 , o cientista Oswaldo assume o cargo de diretor técnico do Instituto Soroterápico Federal , trabalhando na produção de soro e vacina contra a peste bubônica .
Em 1903 , como diretor – geral de Saúde Pública parte para o combate das três principais epidemias que assolavam o Rio de Janeiro :  febre amarela , peste bubônica e varíola .
Em 10 de novembro de 1904 eclode a Revolta da Vacina  , onde insurgentes e tropas do governo travam embates por conta de medidas  adotadas que não agradaram a população , como a obrigatoriedade da vacinação . No final da refrega tivemos muitas mortos e feridos  além  da queda de Oswaldo Cruz , das graças do governo . De  resto , em 1908 , novo surto de varíola eclodiu levando a morte de 10.000 inocentes  cidadãos .

Em 1918 , Oswaldo Cruz , em decorrência de graves problemas de saúde , busca pouso na cidade de Petrópolis , onde termina sendo empossado como prefeito .  Em fevereiro de 1917 , falece o grande cientista brasileiro , colocado em primeiro plano no panteão dos grandes vultos da história do Brasil , emprestando seu nome a praças , logradouros , escolas e hospitais pelo país afora .  Oswaldo Cruz pertenceu à Academia Brasileira de Letras e foi nomeado Cavalheiro da Legião de Honra da  França .

Nenhum comentário:

Postar um comentário