terça-feira, 15 de setembro de 2015


“ DOU POR MORTO  “
Um paciente extremamente grave , em estado terminal , submetido a uma delicada cirurgia , mostra uma severa sepse , com hipotensão refratária a medicamentos vasopressores  e evidenciando falha na função de órgãos nobres . Um dos cirurgiões presentes ao ato cirúrgico , à beira de um colapso por exaustão , desaba , retirando , e jogando ao chão , de forma áspera  as luvas ,   postando – se fora do embate : - “ Não há mais nada a fazer . Dou por morto , e ,  pronto ! “ .
Desespero  ? , insensibilidade ? , impotência ? , falta de fé em Deus ? .
Algo parecido ocorre com uma nação situada abaixo da linha do  equador  , onde não existe pecado , quando mostra uma perda do grau de investimentos , uma recessão de  2, 75 %  ( 2015 ) e uma inflação de 9 , 28 % ( 2015 ) , vivendo um stress econômico extremo . A situação encontra –se  muito  próxima de , não havendo mais chances , se jogar  as “ luvas no chão “ e verberar  desconsolado  : “ – Dou por morto , e , pronto ! “ .
Quem projeta tal desastre falando , em letras garrafais ,  num  “ paciente em estado terminal “ é o  hebdomadário de um rico irmão do Norte , um tal de “ Financial Times “ . Cruz , Credo ! .
Eu  , por mim  , estou de malas prontas ,  em meio a esta deprimente e desumana  onda migratória , e  :
“  Vou – me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive
E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo  
Subirei no pau – de – sebo
Tomarei banhos de  mar !
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando  chamar a mãe – d’água
Pra  me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou – me embora pra Pasárgada
Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcaloide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar
E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
- Lá sou amigo do rei –
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou – me embora pra Pasárgada “   .       Poema de   Manuel Bandeira .




Nenhum comentário:

Postar um comentário