segunda-feira, 3 de agosto de 2015


PARACELSO  ,  UM ICONOCLASTA


Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenhein , denominado Paracelso ( 1493 – 1541 ) , nasceu em Einseideln , na Suíça , no dia 10 de novembro de 1493 . Seu pai , Wilhelm von Hohenheim , era  médico e alquimista . Recebeu o nome de Theophrastus em memória do pensador grego Theophrastus Tirtamo , por quem seu pai nutria profunda admiração . A alcunha de Aureolus  pode ter sido dada por seus admiradores , nos últimos anos de sua vida , já que até 1538 ,  não é encontrado em nenhum documento tal nome . Quanto a Paracelso , foi uma autodenominação elogiosa , querendo com isso demonstrar sua grandeza em relação ao sábio romano Aulio Cornélio Celso  ou seja , igual ou maior que Celso .
Paracelso foi um  polímata , astrólogo , médico , mago , alquimista e filósofo . Seu pai lhe ensinou as primeiras letras e desde pequeno o acompanhou em suas visitas aos  enfermos . Aos 6 anos de idade ficou órfão de mãe . Tinha 8 anos quando transladou – se a Villach , na Áustria , onde frequentou uma abadia dos beneditinos . Ali tomou conhecimento de minas e fornos  , bem como a arte de separação dos elementos químicos . Seguiu depois para Ferrara na Itália a fim de estudar  medicina . Não se sabe ao certo sobre a conclusão do curso médico nesta  localidade . O bispo Eberhard Baumgartener , grande alquimista , parece que o influenciou no interesse pela natureza , especialmente , aqueles aspectos relacionados a mineralogia , alquimia e a medicina popular .
Paracelso adquiriu uma grande experiência na observação com os enfermos . Convenceu – se , então , de que a arte de curar havia de ser buscada na natureza e não nos livros e de que teria que sair e correr o mundo para conhecer as doenças e os remédios naturais que usavam os camponeses , os artesãos , os barbeiros e as mulheres do povo . Deu início a uma viagem pela Europa ,  incluindo Moscou , Ásia Menor e Egito . Esta peregrinação durou  cerca de 12 anos . Por esta época a iatroquímica rivalizava – se com a iatrofísica .
Aos 30 anos escreveu sua primeira obra  , Paramirium , onde analisa as causas gerais das enfermidades . Já se delineiam  os contornos de um Paracelso  místico e astrólogo .
Estabelecido em Basiléia tratou com sucesso o famoso impressor Frobenius , diagnosticado com uma gangrena no pé , onde haviam indicado uma amputação . Paracelso assumiu a função de médico municipal e obteve licença para proferir aulas na  universidade . Naquele mar de  tranquilidade , deu – se um hiato quando Paracelso queimou em público as obras de Galeno e Avicena , afirmando : “ Nos cadarços de meus sapatos encontram – se mais sabedoria que em todos estes livros “ . Além do  que , publicou um manifesto onde expressava sua desconformidade com a medicina hipocrática e galênica . As aulas eram ministradas em alemão e não em  latim , como era hábito e admitia entre seus discípulos a barbeiros – cirurgiões .
Estabeleceu – se em Salzburgo , a convite do príncipe Ernesto de Baviera , onde faleceu em 1541 , pondo fim a sua inquieta peregrinação terrena .
A produção escrita de Paracelso foi muito copiosa e variada   , a maior parte , publicada após sua morte . Seguem algumas de suas  reflexões :
1 . Sobre sua  personalidade : “ Nada está em mim , senão no melhor do que é capaz a medicina , no melhor que há na Natureza , no melhor que a natureza da terra sabe dar fielmente aos enfermos . Por isso não parto de mim , senão da natureza , donde também tenho saído “ .
“ Sou Teofrasto , e mais que aqueles que se me comparam ; sou eu e sou monarcha medicorum , ademais , e posso demonstrar o que vós não podeis fazer . Que Lutero se ocupe de seus assuntos , e eu me ocuparei dos meus . Não tem sido o céu o que me há feito médico ; Deus me há feito ... Os digo que os cabelos de minha cabeça sabem mais que vocês todos e vossos escritores , e os cadarços de meus sapatos são mais eruditos que vossos Galeno e Avicena , e minha barba tem visto mais que todas vossas universidades ... ( Escritos de Nuremberg , 1527 ) “ .
2 .Sobre a medicina : “ O médico não é mais que um servidor da natureza e não seu dono . Por isso corresponde à medicina seguir a vontade da natureza .  O médico procede da natureza , ela lhe faz ; só aquele que obtém sua experiência da Natureza é um médico , e não aquele com a cabeça e com as ideias elaboradas escreve , fala e obra contra a natureza e de suas peculiaridades . Em uma planta há mais virtude e energia que em todos os grossos livros que se leem nas universidades , aos que não se tem sido concedida longa vida “ .
“ A medicina descansa sobre 4 colunas : a Filosofia , a Astronomia , a Alquimia e a Ética . A primeira coluna deve compreender filosoficamente a terra e a água ; a segunda deve aportar o pleno conhecimento do que é de natureza ígnea e aérea ; a terceira deveria explicar sem falta as propriedades dos quatro elementos , ou seja , de todo o Cosmos  , e iniciar na arte de sua elaboração e , finalmente a quarta deveria mostrar ao médico aquelas virtudes que tem de acompanhar – lhe até sua morte e devem apoiar e completar as outras três colunas “ .
“ A arte da medicina deita suas raízes no coração . Se teu coração é  falso , também sua medicina o será ; se teu coração é reto , também o será o médico que habita em ti “ .
3 . O ser humano : “  O homem tem sido sacado da terra e dos elementos , e portanto deve alimentar –se  destes . Sem o grande mundo não poderia  viver , sem o que estaria morto , e assim é como o pó das cinzas do grande mundo . Está assentado , pois , que o homem se sustenta a partir dos quatro elementos , e que tome da terra seu alimento , da água sua bebida , do fogo seu calor e do ar seu alento . Sua alma, no entanto , não depende destes alimentos , e sim das estrelas “ .
Paracelso foi um iconoclasta e um cruzado da ciência em sua época em que a negativa a submeter – se estava prenhe de perigos  pessoais .  Como verberou William Osler : “  Paracelso foi o Lutero da Medicina, porquanto a autoridade era o que predominava , ele se ergueu e pugnou em prol do estudo independente “ . Os iconoclastas formam um grupo de pessoas incomuns que interpretam a realidade de maneira distinta e fazem o que o senso comum julga inalcançável  . Criaturas deste tipo ,  ao longo da história foram apedrejadas , encarceradas em prisões e manicômios , consideradas bruxas e , por fim , queimadas em fogueiras de intolerância .
Morreu Paracelso na  miséria , em uma pobre pousada de Salzburgo , em 1541 , aos 48 anos de idade . Robert Browning , em um de seus poemas colocou a seguinte fala de Paracelso :
“ Porém , depois de tudo , me conhecerão
... aparecerei   algum dia “ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário